SUV compacto
Tera é o novo líder no segmento mais disputado e vende mais que T-Cross
Por Jota Pompílio - Em 13/10/2025 às 10:58 AM

Tera tornou-se o SUV mais vendido até que seu irmão. Porém, falta muito para superar o T-Cross no acumulado do ano.
A grande surpresa do mês passado, setembro, ficou, sem sombra de dúvidas, por conta do Volkswagen Tera, que mal estreou no mercado e já se tornou o SUV mais vendido do Brasil com 7.610 unidades emplacadas. A Volkswagen do Brasil já emplacou um total de 17.761 unidades do SUV Tera, desde junho, quando o modelo chegou às concessionárias da marca em todo o Brasil. Na prática, no mês a mês, é a primeira vez que supera o seu irmão, o T-Cross.
“Assim que o carro foi lançado, 12 mil unidades foram vendidas só no dia do lançamento. Eu Já senti que o carro seria um sucesso e era só questão de tempo e não estava errado, está sendo, já que se tornou líder”, declarou Daniel Sousa, gerente da Ceará Motor da “Borges de Melo”, em Fortaleza, Ceará.

Daniel Sousa.
Segundo ele, a fórmula para que o Tera tenha caído nas graças da preferência são várias variáveis como a “ótima conectividade do carro, tecnologia, pelo o que ele entrega em desempenho, o melhor custo-benefício comparado com o concorrente…ou seja, é uma série de fatores que contribuíram para ele ser o SUV mais vendido”, afirma.
O feedback
Segundo o profissional, depois de um test drive, os clientes geralmente falam para ele ou sua equipe quais as impressões que tiveram do SUV alemão antes de compra-lo. “Eles sempre gostam da dirigibilidade, o desempenho dele na estrada e principalmente da tecnologia, tanto de conectividade como de segurança”, pondera.
Desenvolvido no Brasil, o Tera, da Volkswagen, foi pensado para atender ao perfil do público local, segundo a marca. Ele vai utilizar o motor 1.0 TSI turbo flex, já conhecido em outros modelos como o Polo, promete desempenho robusto e economia de combustível. Com produção confirmada para a fábrica de Taubaté, a Volkswagen espera que o Tera, mesmo sem o icônico nome Gol, atenda às expectativas do mercado brasileiro e seja mais um sucesso em sua linha de SUVs.

Tera em movimento tem ótimo desempenho.
O motor apresenta duas configurações de potência: 116 cv na versão 170 TSI e 128 cv na versão 200 TSI. O torque também varia de acordo com a versão, sendo 16,8 kgfm no modelo 170 TSI e 20,4 kgfm na versão 200 TSI, garantindo um desempenho ajustado tanto para uso urbano quanto rodoviário.

A bordo do Tera.
Preço
O Volkswagen Tera chega ao mercado brasileiro com preço estimado entre R$ 105 mil e R$ 140 mil, posicionando-se competitivamente entre os SUVs compactos. Essa faixa de preço o coloca como uma alternativa acessível para quem busca um veículo com bom custo-benefício, oferecendo tecnologia atualizada, motorização TSI eficiente e um design moderno. A produção nacional na fábrica de Taubaté (SP) é um dos fatores que contribuem para a competitividade de seu preço, permitindo à Volkswagen reduzir custos e oferecer um valor mais atrativo ao consumidor.
Mais notícias
Registro Natalino



























