Fique atento
Vai viajar no Natal ? Pneus em dia evitam dor de cabeça na estrada
Por Jota Pompílio - Em 18/12/2025 às 3:05 PM

Calor do verão acelera o desgaste. Por isso, numa viagem longa, colocar duas libras a mais.
Não há nada mais assustador que um ouvir um “papoco” e pensar: “vixe, foi o pneu”, né ? Bom, entre os itens que merecem atenção nesse período de festas estão os pneus. Sem eles, você não vai a lugar nenhum. E mais: não os tratando direitinho, com cuidado, eles te fazem gastar mais como o consumo do carro ou da moto, por exemplo. Afinal de contas, eles são um dos itens que mais pesam na manutenção, além de favorecer na segurança. Por isso, a In Road colheu informações de oficinas das autorizadas e que te podem ajudar.

Caso típico de excesso de bagagem.
Calibragem dos pneus
Quanto ao controle da pressão dos pneus, precisa respeitar o que o manual de instruções recomenda, sempre respeitando as condições do carro: vazio ou carregado . Nas estradas onde o pneu esquenta mais, é recomendado colocar duas libras a mais.
Pneus com baixa pressão afetam a área de contato com o solo e provocam desgaste acelerado e irregular da banda na área dos ombros, reduzindo a sua durabilidade e aumentando o consumo de combustível.
Já pneus com a alta pressão também desgastam rapidamente, mas, no centro da banda de rodagem. Eles ficam mais suscetíveis a cortes e impactos, diminuem o conforto ao dirigir, reduzem a durabilidade e aumentam o consumo de combustível.
Peso excessivo
A sobrecarga exige um esforço maior dos pneus, comprometendo também outras estruturas do automóvel como a suspensão . Ou seja, seu gasto será ainda maior. Portanto, jamais exceda o limite de peso permitido do veículo. Na dúvida, consulte o manual do proprietário e lembre-se de calibrar corretamente com o peso extra . Geralmente na coluna da porta do carro vem uma etiqueta com uma tabela das libras recomendadas como, por exemplo, com o carro vazio e carregado.

Alinhamento e balanceamento são super importante não só para os pneus, mas para a “saúde” do carro.
Alinhamento e balanceamento
Ao trocá-los, alguns consumidores optam por não realizar o alinhamento e balanceamento e acabam deixando para depois, mas poucos se lembram de retomar e acabam prejudicando a durabilidade dos pneus.
Para que isso não ocorra, além da calibragem , é recomendável alinhar e balancear a cada 10 mil quilômetros ou seis meses , mas em caso de pancada seca em valetas ou buracos, a dica é sempre levar até um profissional para checagem.
O balanceamento vai garantir que as rodas girem sem vibrações. Já o alinhamento ajusta os ângulos das rodas , que além evitar acidentes e contribuir para uma direção mais tranquila, economiza combustível.
Dica bônus
A recomendação é que os pneus sejam calibrados preferencialmente uma vez por semana ou, no máximo, a cada 15 dias. Antes de viagens longas, essa checagem se torna indispensável, com ajustes na pressão de acordo com o peso transportado.
Mais notícias
Janeiro de 2026




























