Investimento em Tecnologia

CRIO: Tecnologia de ponta para o tratamento do câncer no Brasil

Por Gabriela - Em 17 de setembro de 2021

73974dcf 40ab 44b1 B96e Efb8c102dcdb

CRIO

Pensando em atender as demandas atuais nos tratamentos contra os diversos tipos de cânceres, o CRIO investe constantemente em tecnologia de ponta e equipe especializada para tratamento de radioterapia.

Serviço de Radioterapia e Investimento em Tecnologia

O serviço de Radioterapia do CRIO conta com 4 aceleradores lineares, Braqueterapia e Betaterapia, além de 5 radio oncologistas especializados para atendimento de todos os pacientes.
Como a radioterapia exige equipamentos específicos, para tratamentos complexos e apresenta importância cada vez maior no tratamento do câncer, o CRIO vem investindo em tecnologia, adquirindo novos equipamentos com maior precisão na delimitação da área irradiada, levando a uma maior preservação dos tecidos sadios e assim um melhor controle da doença e uma melhor qualidade de vida. Um exemplo disso é o Acelerador Linear Versa HD, o 4º acelerador linear adquirido recentemente pelo CRIO, equipamento com a mais alta tecnologia disponível no mercado.
Com a aquisição da máquina mais moderna do mundo para tratamento de radioterapia é possível realizar procedimentos como radiocirurgia cerebral e corporal que antes eram impensáveis. O equipamento permite o tratamento de tumores complexos que necessitam de alta precisão de direcionamento.

Além disso, o tempo de cada sessão de rádio se tornou mais curto o que leva a mais conforto e melhores resultados para o paciente. Essa nova tecnologia auxilia na radioterapia, por exemplo, das pessoas mais idosas, que podem ter dificuldade de permanecer na mesma posição por muito tempo.
Uma das características da máquina é permitir a modelagem sofisticada de feixe, para fornecer uma dose de radiação mais pontual, mais exata, em conformidade ao tamanho, volume e formato do tumor alvo. Assim, o tratamento se torna mais seguro, eficaz e os órgãos sadios ao redor do tumor são poupados. A máquina faz conversões para não emitir raios em locais errados do corpo.
A novidade tecnológica tem procedência sueca e pode ser indicada para todos os tipos de cânceres. A aquisição da máquina pelo Centro Regional Integrado de Oncologia é um importante passo na luta contra o câncer e veio para contribuir com um valioso sentimento: esperança.

Centro Regional Integrado de Oncologia – CRIO

O Centro Regional Integrado de Oncologia – CRIO iniciou suas atividades em 1975 com o serviço de radioterapia quando o principal equipamento usado no país ainda contava com as bombas de Cobalto. Já em 1979, devido ao aumento da demanda de atendimento e o avanço da tecnologia o CRIO inaugurou seu 1º Acelerador Linear.

Hoje 46 anos após sua fundação, o centro de tratamento contra o câncer é considerado um dos maiores e mais bem equipados do Estado do Ceará. Habilitado pelo Ministério da Saúde como uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia – Unacon atuando na prevenção e tratamento do câncer de forma integral humana.
Todo o trabalho desenvolvido no CRIO, tem por base a interdisciplinaridade, a transparência, o respeito ao ser humano, a dedicação, seriedade e segurança tanto de seus clientes como de seus colaboradores.

Contribuindo para a prática de uma medicina de melhor qualidade, baseada em evidências científicas, o CRIO participa como centro de pesquisa de vários ensaios clínicos randomizados multicêntricos, com a responsabilidade e no compromisso de auxiliar na busca por novos tratamentos e conquistas tecnológicas de novas drogas.

A unidade é hoje, um importante campo de estágio e pesquisa para estudantes de várias universidades, além de residência multiprofissional em parceria com a Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará.
Na área de responsabilidade social, o CRIO fundou e participa da manutenção da Associação Nossa Casa de Apoio a Pessoas com Câncer, fundada em 2004, e que hoje possui os títulos de Utilidade Pública Municipal, Estadual e CEBAS (Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social) pelo Ministério do Desenvolvimento Social.
A excelência do CRIO pode ser comprovada tanto nos procedimentos simples como nos de alta complexidade. O reconhecimento vem no dia a dia com a satisfação de clientes e colaboradores. O bom atendimento, a modernização e a permanente preocupação em oferecer o melhor, determinam a sua qualidade que há 46 anos se sustenta em valores como a humanização, solidariedade e comprometimento.

Mais notícias

Ver tudo de Notas