ALTA COMPLEXIDADE

Hospital São Carlos celebra 37 anos e anuncia expansão premium da Rede D’Or

Por Marcelo Cabral - Em 19/07/2025 às 12:05 AM

Francisco Monteiro revela trajetória de sucesso do Hospital São Carlos     Fotos: Douglas Filho/Portal IN

O Hospital São Carlos, referência em alta complexidade no Ceará, celebra 37 anos de trajetória marcada por pioneirismo, excelência médica e expansão contínua. Fundado em 1988, o hospital iniciou suas atividades como uma pequena clínica e, ao longo das décadas, consolidou-se como um dos centros de saúde mais renomados das regiões Norte e Nordeste.

“Convivíamos com colegas de altíssimo nível e conseguimos trazê-los para dentro do hospital”, relembra o diretor-médico Francisco Monteiro de Castro Júnior, cirurgião de cabeça e pescoço, que também é professor da Faculdade de Medicina da UFC. Desde o início dos anos 2000, a instituição acumulou marcos importantes, como a criação do primeiro serviço privado de oncologia e da primeira emergência em otorrinolaringologia do Estado.

Em 2016, tornou-se o primeiro hospital privado do Ceará a realizar transplante hepático, alcançando, em 2018, outro feito inédito: o primeiro transplante de fígado em paciente do SUS. Desde então, o volume de cirurgias cresceu exponencialmente. Até 14 de julho deste ano, foram realizados 1.044 transplantes hepáticos, com taxa de sobrevida de 95%. “Somos, de longe, o hospital que mais realiza esse procedimento no Norte e Nordeste, e sempre figuramos entre os três maiores do Brasil. Em 2018, fomos líderes na América Latina com 150 cirurgias”, destaca Monteiro.

Com reconhecimento nacional e internacional, o hospital passou a atrair pacientes de outras regiões do País, incluindo personalidades públicas, empresários e políticos. “Isso demonstra a maturidade institucional e a segurança do nosso atendimento. Desde 2023, utilizamos o melhor equipamento de cirurgia robótica disponível à época, com mais de 300 procedimentos realizados e zero infecção em pós-operatório”, celebra.

Francisco Monteiro concede entrevista na Band a Pompeu Vasconcelos

Ainda em 2023, o Hospital São Carlos criou o serviço de pediatria e realizou o primeiro transplante intervivo de fígado em criança no Ceará. “Esse tipo de transplante exige uma estrutura altamente qualificada. Até hoje, somos o único hospital do Estado que realiza transplante hepático pediátrico”, afirma Francisco Monteiro, que concede entrevista ao CEO do Grupo IN de Comunicação Pompeu Vasconcelos, neste sábado (19), no programa IN Connection, exibido às 11 horas pela Band.

A parceria com a Rede D’Or, consolidada durante a pandemia de covid-19, representou um novo ciclo de investimentos. “Recebemos dez respiradores e montamos o único hospital de campanha privado com UTI e pronto atendimento. Em toda a fase crítica a covid, nunca deixamos de atender nenhum paciente que nos procurou. Com isso, eu e meu sócio Wilson Meireles vendemos 75% do hospital para a Rede Do’r, mas ficamos com 25% e fazendo a gerência do hospital”, explica cirurgião.

Com o aporte financeiro, a unidade hospitalar ampliou sua atuação em áreas como cardiologia e pneumologia, lideradas pelo renomado cardiologista Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, além de reestruturar todas as UTIs e promover a modernização de todos os seus equipamentos.

Em março deste ano, teve início a obra de expansão do Hospital São Carlos, que deve ser concluída em agosto de 2026. Uma torre de oito andares, com mais de 5 mil m², que abrigará 60 novos apartamentos, UTI, pronto-atendimento inédito e um rooftop com Centro Oncológico. “Essa torre foi concebida para receber o Conceito Star, padrão executivo da Rede D’Or, que alia excelência clínica ao máximo conforto. Fortaleza merece uma estrutura hospitalar à altura das grandes capitais brasileiras”, conclui Francisco Monteiro.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business