PORTO DIGITAL
Recife consolida protagonismo nacional na geração de empregos em tecnologia
Por Marcelo Cabral - Em 15/12/2025 às 2:05 PM
Recife reafirma sua relevância na geração de empregos formais nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Dados recentemente divulgados pelo Novo Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), apontam um cenário consistente de expansão, com a capital pernambucana alcançando 17 meses consecutivos de crescimento no estoque total de postos de trabalho e reunindo 12.293 profissionais com carteira assinada no setor.

Porto Digital reúne mais de 470 empresas da área de TIC e segue em expansão Foto: Divulgação
O vigor do segmento ficou evidente no mês de setembro, quando as admissões somaram 416 novos postos, superando os 300 desligamentos e resultando em um saldo positivo de 116 vagas — desempenho 41,5% superior ao registrado no mesmo período de 2024. Com isso, o estoque de empregos em TIC avançou expressivos 11,7% na comparação anual, reforçando o dinamismo da atividade na cidade.
A leitura da série histórica do Novo Caged, iniciada em 2020, mostra que, após um período de relativa estabilização no pós-pandemia, que se estendeu até o fim de 2023, o mercado formal de trabalho em funções TIC no Recife voltou a ganhar tração. Nos últimos 12 meses, foram criados 1.289 novos postos com carteira assinada na capital pernambucana, dos quais 1.054 somente em 2025. Em todo o Estado de Pernambuco, o setor já contabiliza 13.535 empregos formais.
No comparativo nacional, o desempenho do Recife se destaca em diferentes indicadores. A capital pernambucana apresentou a maior aceleração na taxa de crescimento do estoque de empregos em TIC entre os primeiros nove meses de 2024 (5,7%) e o mesmo período de 2025 (9,4%), em contraste com a desaceleração observada em centros como Curitiba e Porto Alegre. Além disso, o avanço do segmento foi mais de três vezes superior ao crescimento da economia local como um todo, que registrou uma expansão de 2,9%.
Esse resultado consolida o Recife como um polo tecnológico em ascensão e evidencia um momento singular de dinamismo do setor em Pernambuco. O avanço é atribuído, em grande medida, à adoção de políticas públicas consistentes, que têm no Porto Digital seu principal símbolo de sucesso e um catalisador de qualificação, inovação e oportunidades.
“Os números do Caged não apenas confirmam a vitalidade do nosso setor de Tecnologia da Informação e Comunicação, mas também reforçam o protagonismo do Recife no cenário nacional”, afirma Pierre Lucena, presidente do Porto Digital. “Neste ano em que o Porto Digital celebra 25 anos de trajetória, vemos claramente como um ecossistema robusto, focado em talentos e inovação, gera resultados concretos em empregabilidade e desenvolvimento econômico”, conclui.
Mais notícias
Investimento Estadual

























