Da Região de Champagne ao Cinema Mundial

Conheça Piper-Heidsieck, o champagne oficial do Oscar e queridinho de Hollywood

Por Gabriela - Em 23/04/2021 às 11:21 PM

E9718fd8 2a2d 4aab 845e 79295abe3e7e

A 93ª premiação do Oscar, uma das premiações do cinema mais aguardadas do ano, ocorre neste domingo (25) e traz consigo o Piper-Heidsieck Cuvée Brut , uma das mais tradicionais maisons de champagne da França e a bebida oficial da cerimônia desde 2015 e do Festival de Cannes desde 1993.

Nos bastidores da criação de Piper-Heidsieck, existe uma história digna de cinema. Florens Louis-Heidsieck, um jovem alemão, encontrou a inspiração para produzir o champagne em Agathe Perthois. Ao começar sua empresa em 1785, o ambicioso empreendedor quis conquistar de cara o paladar da rainha Maria Antonieta, que ao provar seu primeiro cuvée se apaixonou e se tornou a primeira embaixadora da marca. Em 1815, o sobrinho de Florens, Christian Heidsieck, se juntou com o francês Guillaume Piper e juntos os amigos levaram a marca mundo afora. A parceria deu muito certo e o champagne estava sempre no gosto das grandes cortes. Em 1835, Christian faleceu e algum tempo depois, sua viúva acabou se casando com ninguém menos do que o próprio Guillaume Piper – a partir de então, os nomes Piper e Heidsieck estavam eternamente ligados.

Em 1999, ninguém menos do que o fashionista Jean Paul Gaultier criou um espartilho de couro vermelho para a garrafa. Em 2007, a dupla de designers Viktor & Rolf conceitualizou uma versão da garrafa de ponta cabeça para o Rosé Sauvage. Em 2010, Christian Louboutin criou O Ritual, uma magnífica taça de champanhe de estilete de cristal de seis polegadas.

Piper-Heidsieck e Hollywood

A relação entre a maison e o cinema começou há quase 100 anos. Em 1933, uma garrafa de Piper-Heidsieck apareceu pela primeira vez nas telas em “Filhos do Deserto”, filme de estreia dos comediantes Laurel e Hardy. Alguns anos depois, na década de 1950, o champagne estava por trás de diversas celebrações de Hollywood, caindo no gosto de Ava Gardner, Humphrey Bogart, Clark Gable e Fred Astaire, que se declaravam fãs da bebida. Em 1964, Piper-Heidsieck celebrou o Oscar de Rex Harrison por seu papel em “Minha Bela Dama” com uma garrafa feita sob medida de 48 litros e do tamanho do ator, 1,82 metro de altura. A empresa continua apoiando o enriquecimento e a preservação do patrimônio cinematográfico por meio da Cinémathèque francesa.

Mais notícias

Ver tudo de Lifestyle