PROENERGIA 2021

Bento Albuquerque diz que usinas eólicas offshore serão regulamentadas este ano

Por Marcelo - Em 06/10/2021 às 8:15 PM

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque realizou a Palestra Magna de abertura do Proenergia 2021, realizada nesta quarta-feira (6), na Federação das Indústrias do Estado do Ceará e anunciou ao presidente Ricardo Cavalcante que o projeto de regulamentação das usinas eólicas offshore – que deve abastecer em parte o Hub de Hidrogênio Verde – deverá ser aprovado ainda este ano.

Danilo Forte, Bento Albuquerque, Ricardo Cavalcante, Maia Júnior e Luís Carlos Queiroz

Além disso, abordou a questão da escassez hídrica que o País atravessa, falou sobre a evolução da matriz energética brasileira e mostrou como a capacidade elétrica instalada mais do que dobrou nos últimos 20 anos. Somente em 2021, segundo o titular do MME, a expansão de geração aumentou em 13%, e de transmissão, em 15%. O eventou contou com a participação de outras autoridades e empresários ligados ao setor, no Auditório Waldyr Diogo.

“Ontem tivemos a reunião ordinária o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico e constatamos que estamos atravessando esse período de escassez hídrica com total governança e vamos chegar ao final do ano do mesmo jeito, com total governança também, fruto das medidas que adotamos desde outubro do ano passado”, afirmou Bento.

Ricardo Cavalcante recebeu uma condecoração do ministro Bento Albuquerque

Realizado pelo Sindienergia-CE, em parceria com a FIEC e o Sebrae, durante a abertura do evento, o ministro ressaltou ainda a importância do planejamento no setor elétrico e afirmou que o Nordeste será um grande exportador de energia, não só para o Brasil, mas, também, com o Hidrogênio Verde, para o mundo. “Isso está no nosso Plano Nacional de Energia 2050, que, após 14 anos parado, foi resgatado quando assumimos o MME”, lembrou Bento Albuquerque.

Por sua vez, o presidente da FIEC destacou a necessidade emergencial de repensar e incentivar mudanças na matriz energética brasileira. Além disso, falou da grande necessidade de mais linhas de transmissão e leilões. Outro ponto destacado por ele foi um programa que o Sistema FIEC está envolvido no intuito de ampliar o uso das fontes renováveis do Nordeste.

Ricardo Cavalcante destacou que a iniciativa deverá contribuir com o desenvolvimento do setor e gerar mais emprego e renda em regiões tão necessitadas, como o semiárido nordestino. Por fim, salientou a importância das novas alternativas em termos de geração de energia que estão despontando no cenário atual, a exemplo do Hidrogênio Verde e geração de energia eólica offshore.

Ricardo Cavalcante destacou a importância de eventos como o Proenergia

E enfatizou a importância de eventos como o Proenergia para a discussão desse setor tão proeminente na economia. “Em sua terceira edição, o evento ganha ainda mais evidência, traz a inovação e novas oportunidades de negócios. Consolida-se como um dos grandes fóruns de discussão do setor de energia”, frisou Ricardo Cavalcante.

Já o presidente do Sindienergia-CE, Luís Carlos Queiroz, lembrou a importância do incentivo à autogeração de energia como excelente alternativa a curto prazo, no intuito de driblar os altos preços atuais da energia elétrica, decorrentes de uma série de fatores, mas, em especial, pela crise hídrica e desabastecimento das hidrelétricas, que representam 60% da matriz energética brasileira.

“A autogeração de energia precisa ser incentivada com prioridade pelo Governo. Os pequenos e médios negócios que proporcionam a maioria dos empregos no País precisam urgentemente adotar a geração distribuída fotovoltaica como fonte de energia, considerando que a elevação de custo desse insumo é impactante na sobrevivência no pós-crise”, reforçou o dirigente.

Parlamentar

Por sua vez, o coordenador da Frente de Energias Renováveis na Câmara Federal, ratificou as palavras dos interlocutores anteriores sobre a importância do desenvolvimento e incentivo às fontes de energias alternativas, em especial, eólica e solar, e, também, dando destaque ao Hidrogênio Verde.

“Acho que temos tudo o que é necessário para ajudar o Brasil nesse momento, condições naturais, tecnologia avançando. Temos a maior empresa de energia eólica aqui no Nordeste, no Rio Grande do Norte. Isso é motivo de orgulho, mostra que somos capazes, eleva a nossa autoestima”, disse o deputado federal Danilo Forte.

E o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Governo do Ceará falou sobre o cenário atual do Ceará. “O Ceará, há seis anos, é o estado que mais investe recursos públicos no País. É por isso que precisamos arrecadar impostos, pois precisamos investir. A continuidade de políticas públicas acertadas tem colocado o Ceará nesse destino, nesse cenário atual de protagonismo”, frisou Maia Júnior.

Proenergia21

Mais notícias

Ver tudo de IN Business