AMPLIAR RELAÇÕES COMERCIAIS

Fecomércio-CE realiza encontro entre a CBACE e Embaixada Argentina no Brasil

Por Marcelo - Em 07/10/2021 às 6:30 PM

A Fecomércio Ceará promoveu o encontro da Câmara do Comércio, Indústria e Turismo Brasil Argentina no Ceará (CBACE) e a delegação da Embaixada Argentina no Brasil, acompanhada de dirigentes do Instituto Argentino de Promoção Turística (Inprotur). A recepção da comitiva no Senac Reference, foi realizada pelo presidente da Fecomércio-CE, Luiz Gastão Bittencourt, que falou sobre as ações do sistema que beneficiam essa relação comercial. E serviu para apresentar as ações da CBACE no desenvolvimento econômico entre os dois países, no Ceará.

Luiz Gastão falou sobre as ações que beneficiam a relação comercial                Foto: Divulgação

A reunião destacou as ações que já estão sendo realizadas para beneficiar o comércio Ceará e Argentina, como o Memorando de Cooperação com o Porto de Fortaleza, que tem como intuito baratear os custos de armazenamento de cargas que chegam da Argentina. Outra ação da CBACE, são as tratativas com a Secretaria da Fazenda do Ceará para análise de condições tributárias para importação de alimentos e bebidas, que visa facilitar e alavancar a importação nesses segmentos.

De acordo com Hermes Monteiro, diretor Financeiro da câmara, pelo fato do trigo ainda liderar as importações no Ceará, há espaço para mais negócios em outros segmentos. “Acreditamos que ainda há muito para crescer quando analisamos as condições portuárias, de renda e tamanho da população”, avaliou.

Outros projetos estão sendo desenvolvidos como o Malbec World Day, evento de promoção de vinhos argentinos; o Retailers 2021, rodada de negócios a ser realizada na Argentina e captação de novos associados. A CBACE também irá acompanhar toda a comitiva argentina na ABAV Expo 2021, que está acontecendo no Centro de Eventos do Ceará e segue até amanhã.

O presidente da Fecomércio-CE reforçou que a Fecomércio sempre defendeu uma relação maior do Ceará com a Argentina. “Essa relação pode ir além da troca de produtos e insumos, mas fazer do Ceará um polo distribuidor, por sua localização, dos produtos argentinos para os demais estados do Norte e Nordeste, como Piauí, Maranhão e Pará. Acreditamos que produtos argentinos, como o vinho, poderiam estar melhor posicionados em relação aos de outros países no Ceará, por isso estamos trabalhando para diminuir taxas desse comércio”, disse.

Luiz Gastão, Rodrigo Bardoneschi e Ricardo Sosa durante evento no Senac Reference

Lembrou, ainda, que é necessário um maior compartilhamento entre as ações culturais e tradições que existem. “Estamos idealizando eventos em que aconteçam intercâmbio de produtos da cultura argentina e cearense como tango, o forró, a culinária dos dois países e o futebol, que é paixão mútua. Temos que criar uma afinidade maior entre essas identidades e criar um círculo virtuoso dessa relação”, salientou Luiz Gastão.

Marcos Pompeu, secretário Executivo do Cetur e vice-presidente da CBACE, avaliou os objetivos alcançados com a reunião. “O encontro serviu para atualizarmos as ações da câmara, considerando o cenário de retomada da economia, como forma de incrementar as relações Ceará-Argentina, renovando os compromissos para dar segmento a projetos futuros”, comentou.

Representantes argentinos

O ministro Rodrigo Bardoneschi, chefe da Seção Econômica e Comercial da Embaixada Argentina no Brasil, afirmou que a criação da câmara é o ponto principal para estreitar as relações entre Ceará-Argentina. “Nós já temos 14 câmaras criadas no Brasil. Com isso, o comércio tem crescido entre os dois países, em alguns estados em até 600%. Graças às autoridades da Câmara temos um relacionamento muito mais próximo com a comunidade de negócios do estado. Estamos trabalhando para trazer mais produtos da Argentina para o Brasil e levar mais produtos do Brasil para a Argentina” , explicou o ministro.

Sobre o turismo, Ricardo Sosa, secretário Executivo do Inprotur, diz que há um “imenso” potencial para aumentar o fluxo de turistas entre Ceará e Argentina. “O Ceará tem algo que todos os argentinos desejam que é seu litoral, o clima, as praias. E os turistas do Brasil tem coisas que desejam na Argentina como a neve, os vinhos, as cidades cosmopolitas como Buenos Aires, a região da Patagônia, entre outros. O Ceará é um dos destinos mais escolhido pelos turistas argentinos. O trabalho do nosso grupo é ajudar a promover mutuamente o turismo Argentina-Ceará”, considerou o secretário.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business