MOBILIDADE URBANA

Governo do Ceará autoriza a construção do ramal do VLT ao Fortaleza Airport

Por Marcelo - Em 11/11/2021 às 6:59 PM

A autorização de uma obra de grande relevância para os fortalezenses e turistas que visitam a capital cearense foi assinada nesta quinta-feira (11), para a construção do ramal que ligará o VLT Parangaba-Mucuripe ao Fortaleza Airport. O novo ramal inclui a construção de estações em frente ao aeroporto e na Avenida dos Expedicionários. A previsão é de conclusão em 2022, com um investimento previsto de R$ 39 milhões.

Ordem de Serviço foi assinada e obras já estão sendo executadas                      Foto: Divulgação

Apresentando o canteiro de obras da estação da Avenida dos Expedicionários, o governador destacou que o ramal integra as ações executadas, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, para garantir mais mobilidade urbana na Capital. “Sabemos que milhões de fortalezenses utilizam o transporte público todos os dias. Fortaleza tem investido muito em transporte e corredores de ônibus. E o papel do Estado tem sido investir no setor de metrô e VLT. Hoje estamos com toda a Linha Sul funcionando das cinco da manhã até meia-noite. Temos também uma linha que une toda a Região Metropolitana até o Centro de Fortaleza”, explicou o governador Camilo Santana.

O ramal aeroporto terá 2,65 quilômetros de extensão, sendo 900 metros em elevado. As novas estações ficarão em uma praça a ser construída na Avenida dos Expedicionários, e a outra em frente ao aeroporto. Integrada à primeira estação, também será construída uma nova, a 11ª do VLT Parangaba-Mucuripe, e ficará entre as estações Montese e Vila União, já existentes.

Estação elevada

A Estação Aeroporto, que será elevada, ficará na Avenida Senador Carlos Jereissati, se interligando à passarela já existente sobre a via, com acesso por meio de escadas fixas, rampas e elevador. Também participaram da assinatura do documento o prefeito de Fortaleza, José Sarto; o secretário da Infraestrutura, Lúcio Gomes; o diretor-presidente do metrô de Fortaleza, Igor Ponte, e demais autoridades.

O governador ainda falou sobre o impacto dessa ampliação para o setor de turismo. “A Estação Aeroporto vai servir tanto para a comunidade que mora do outro lado do equipamento, como para todos os passageiros que chegarem no aeroporto e quiserem pegar o metrô para ir ao Papicu ou o VLT ao Iate (Mucuripe), onde fica todo o setor hoteleiro e praias”, afirmou Camilo Santana.

Novo ramal do VLT do Aeroporto trará benefícios aos fortalezenses e também aos turistas que visitam a capital cearense

Para o prefeito de Fortaleza, a obra representa o compromisso em oferecer um trânsito mais seguro, confortável e sustentável para os fortalezenses e turistas. A gestão municipal tem dado prioridade ao pedestre, ao ciclista e ao transporte público de massa, que é o metrô. É o meio que tem o melhor custo-benefício para a população, porque transporta mais rápido e mais gente, é menos poluente e mais barato.

“O metrô vem de anos de uma luta incansável, porque é uma obra cara. O Brasil não optou por esse modal na década de ouro em que se fazia isso. Mas agora nós estamos correndo atrás do tempo e do prejuízo. Esse é mais um passo importante para Fortaleza integrar os modais – ferroviário, rodoviário e aeroviário”, justificou José Sarto.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder