INVESTIMENTO NO COMPLEXO DO PECÉM

AES Brasil assina memorando visando construir uma usina de H2V no Ceará

Por Marcelo - Em 13/12/2021 às 2:42 PM

O governador Camilo Santana assinou, nesta segunda-feira (13), o 14º memorando de entendimento, desta vez com a empresa AES Brasil, para a construção de uma nova planta para a produção de Hidrogênio Verde na região do Complexo do Pecém, que representará a geração de centenas de empregos para os cearenses. A empresa é uma subsidiária da norte-americana AES Corporation, uma das maiores empresas de energia dos Estados Unidos e, no Brasil, atua nos setores de serviços, geração e armazenamento de energia elétrica.

A AES Brasil que tem o objetivo de construir uma usina de H2V no Ceará, visando auxiliar seus clientes a atingirem o compromisso de descarbonizar o planeta até 2050. E o Hidrogênio Verde é a melhor alternativa para isso, pois é obtido a partir da eletrólise da água, utilizando energia oriunda de fontes renováveis, como a eólica e a solar fotovoltaica.

Clarissa Sadock, Ítalo Freitas, Camilo Santana, Ricardo Cavalcante e Maia Júnior assinaram o documento            Foto: Divulgação 

“Não tenho dúvida que é um passo importante para o futuro do meio ambiente, a mudança da matriz energética do País, e o Governo do Estado tem se empenhado fortemente para garantir as condições necessárias para que o Ceará se transforme num grande Hub de produção de energias renováveis, de Hidrogênio Verde, para o Brasil e para o mundo”, afirmou Camilo Santana.

O presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, destacou que os grandes players globais estão vindo para o Ceará. “Toda essa infraestrutura que está sendo desenvolvida tem chamado a atenção do mundo. Fico feliz porque a geração de empregos que vamos ter no setor industrial será aumentada. Só este ano fizemos a qualificação profissional de 4.500 pessoas e todas estão empregadas. E a cadeia do Hidrogênio Verde vai demandar novas capacitações”, destacou o dirigente.

Ítalo Freitas, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da AES para a América do Sul; Clarissa Sadock, CEO da AES Brasil, e Bernardo Machado, diretor de Negócios da empresa, participaram do evento, juntamente com os secretários Maia Júnior (Sedet); Fernanda Pacobahyba (Sefaz), e Inácio Arruda (Secitece), além de representantes da UFC e da Uece.

“O Hidrogênio Verde é um dos caminhos que o mundo vê para a descarbonização das indústrias, da mobilidade. Estamos passando por uma crise ambiental e países se comprometeram a levar a descarbonização para o seu povo. O Ceará parte na frente com esse excelente projeto, que é o Pecém, e o Hub de Hidrogênio Verde, que está sendo instalado lá. Vendo o Ceará, que reúne uma série de benefícios para uma excelente produção, a um custo bastante competitivo no mundo, terá as condições ideais para isso”, salientou Ítalo Freitas.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder