Carla Laprovitera alerta sobre alimentos com alto nível de agrotóxicos
Por Admin - Em 17/07/2018 às 9:28 AM
Você sabe a quantidade de agrotóxico que consome durante a alimentação? Segundo um estudo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Brasil se destaca como o maior consumidor de agrotóxicos para uso agrícola, respondendo por 86% do produto utilizado na América Latina.
Diante deste cenário, Carla Laprovitera explica que atualmente os impactos do uso de agrotóxicos têm ganhado muita evidência, especialmente pelas correlações com diversas doenças que podem ser desencadeadas com o consumo destes. “Dentre os efeitos à saúde, destacam-se os problemas no sistema nervoso, desregulação endócrina, câncer, infertilidade, alterações ao bebê, alergias, síndrome metabólica, dentre outros. Além disso, os agrotóxicos também alteram as atividades hormonais e podem agir em todos os períodos da vida – desenvolvimento fetal, infância, puberdade, vida adulta e velhice”, aponta a nutricionista.
Segundo a ANVISA, alguns dos alimentos que mais contêm agrotóxicos são: morango, goiaba, uva, maçã, tomate, pimentão, berinjela, abacaxi, pepino, abobrinha, beterraba, cenoura, alface, agrião, rúcula e couve-manteiga. Para a nutricionista, “Incluir o máximo de alimentos orgânicos na alimentação é o ideal pois a disponibilidade de nutrientes e compostos bioativos nos alimentos orgânicos é superior”, explica Carla Laprovitera.

Tabela mostra a quantidade de agrotóxicos que há em casa alimento
Foto: Divulgação
Mais notícias
INFRAESTRUTURA CONECTADA

























