'ESPORTE SEM LIMITES'

Sarto lança projeto que democratiza a prática do paradesporto em Fortaleza

Por Marcelo - Em 17/03/2022 às 3:34 PM

Com foco no incentivo à prática paradesportiva na capital cearense, o prefeito José Sarto lançou nesta quinta-feira (17), o projeto ‘Esporte sem limites’. O objetivo principal é democratizar o acesso ao paradesporto de qualidade, como forma de inclusão social a crianças, adolescentes, jovens e adultos, contribuindo para a melhoria das capacidades físicas e habilidades motoras, e resultando em maior qualidade de vida.

Paratletas de Fortaleza poderão contar com o apoio da prefeitura                     Foto: Divulgação

As inscrições já estão abertas no Portal da Prefeitura (www.fortaleza.ce.gov.br) ou presencialmente na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Secel), localizada no Ginásio Paulo Sarasate e vão até o próximo dia 31. Todas as faixas etárias a partir dos seis anos serão beneficiadas. São oito modalidades: bocha paralímpica, futsal para pessoas com deficiência auditiva, futsal para pessoas com deficiência intelectual, goalball, parabadminton, paranatação, paratletismo e xadrez adaptado.

O prefeito ressaltou o caráter inclusivo e socializante da prática esportiva incentivada pelo projeto. “É importante dizer que este é um projeto de inclusão social. Qualquer modalidade esportiva serve, preliminarmente, para socializar. A pessoa que pratica um esporte aprende o sentido da coletividade, de trabalhar em equipe. Ela percebe que sozinha não se vai muito longe e que o melhor resultado ocorre quando partilhamos as atribuições e conquistas”, comentou José Sarto.

Durante o lançamento do projeto, o secretário municipal de esporte e lazer, Ozires Pontes, falou sobre o potencial do projeto no fomento de talentos paratléticos. “Esse é um programa muito especial para nós. Observamos que muitos paratletas até então não tinham apoio do poder público e já disputavam campeonatos estaduais e nacionais representando a nossa cidade. Com esse programa, eles terão um acompanhamento contínuo”, destacou.

O ‘Esporte sem limites’ tem como objetivo promover a socialização por meio do esporte, onde as pessoas com deficiência poderão desenvolver suas potencialidades e exercitar a cidadania. Além disso, o projeto tem como intuito integrar o indivíduo com a sociedade, permitindo que ele supere barreiras sociais, físicas, psíquicas e/ou afetivas para melhora da autoconfiança através do paradesporto.

Vilmar Lima é paratleta e avaliou que o incentivo promovido pelo projeto ‘Esporte sem limites’ pode auxiliar no desenvolvimento pessoal e social. “O esporte pode libertar aquela pessoa que tem uma deficiência e não sai de casa. É uma oportunidade de conhecer novas pessoas, melhorar a autoestima e, quem sabe, se descobrir até mesmo um grande paratleta”, asseverou.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder