EXPECTATIVA POSITIVA

Patriolino Dias afirma que alta dos juros e dos insumos são gargalos da construção

Por Marcelo - Em 05/05/2022 às 11:30 AM

O presidente do Sinduscon-CE e diretor da Dias de Sousa Construções, Patriolino Dias, acredita que este ano ainda deverá ser positivo para a construção civil no Estado, mas as empresas do setor devem estar atentas aos custos dos insumos e às taxas de juros praticadas pelo mercado financeiro.

Patriolino Dias tem expectativa positiva para o setor imobiliário este ano          Foto: Portal IN

“Enfrentamos uma crise de 2015 a 2019, mas com a queda dos juros houve um grande volume de vendas e os nossos estoques foram reduzidos significativamente. Quando as construtoras se preparavam para realizar novos lançamentos em 2020, veio a pandemia, o que gerou uma redução ainda mais significativa dos nossos estoques”, afirmou.

Ele ressaltou que no ano passado os lançamentos foram reiniciados, o que propiciou uma melhoria na geração de empregos e aqueceu as vendas do mercado imobiliário cearense mais uma vez. Sua preocupação é com o aumento dos juros imobiliários e a alta dos insumos, especialmente o aço (mais que dobrou de preço), cimento, além de tubos e conexões, foram os insumos que mais subiram nos últimos meses.

“Isso tem acontecido no Brasil todo e viabilizamos em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) a importação de aço, o que gerou um não aumento no preço deste importante item no mercado nacional. Inclusive, estamos tentando junto com a Coopercon-CE e os Sinduscon de diversos estados para realizar novas importações de aço”, destacou o empresário.

Como a demanda por imóveis ainda está elevada e os estoques seguem em ritmo de queda, ele acredita que muita novidade ainda vai ocorrer este ano, movimentando a construção civil cearense, mas é preciso atenção. “A expectativa de lançamentos previstos no início deste ano era na faixa de R$ 2,5 bilhões, mas isto poderá ser revisto, de acordo com a demanda do mercado”, completou Patriolino Dias.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business