TURISMO

1º Feirão de Turismo da Abav-RN quer fomentar a interiorização no Estado

Por carol - Em 17/08/2023 às 8:41 PM

Galeria3 Min

O I Feirão de Turismo promovido pela Associação Brasileira de Viagens do Rio Grande do Norte (Abav-RN) deve fomentar a interiorização do turismo do Estado com destaque, em especial, para destinos com sol e praia. A avaliação é da presidente da entidade, Michelle Pereira, para quem o evento apresenta boas projeções de continuidade e vai aquecer a economia do Estado em sua 1ª edição. Segundo ela, a expectativa é que o público consiga encontrar pacotes de viagens com em média 30% de desconto. Ao todo, dez agências de viagens estão confirmadas na iniciativa que vai ocorrer nos dias 18 e 19 de agosto, em Natal. Além do Estado, apenas Ceará e Minas Gerais já contaram com o Feirão no país.
Embora o evento apresente uma perspectiva de destinos promocionais para viajar para todo o Brasil, aponta a presidente da Abav-RN, o principal foco está no incentivo a viagens no Estado. “Quantos potiguares nunca fizeram um passeio de buggy, nunca foram ao Rio Potengi, ou a Guamaré? Então a gente está focando muito na interiorização. Isso vai fazer com que o potiguar conheça o nosso Estado”, complementa. Um dos pontos que vão possibilitar a expectativa, segundo ela, é o atual conhecimento das agências associadas sobre as potencialidades dos municípios que podem atrair mais turistas.
Entre os destinos que devem ser opção por parte do público está Guamaré. A titular da Secretaria de Turismo da cidade, parceira do I Feirão de Turismo da Abav-RN, Andrezza Varella, destaca que o município é um destino pronto para ser explorado. Isso porque, fora a boa rede hoteleira, o local apresenta ilhas e praias paradisíacas, como a Praia do Minhoto. Apesar das belezas, contudo, ela destaca que os locais ainda são pouco conhecidos por boa parte do público potiguar.
O coordenador da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio, George Costa, reitera a importância do evento no fortalecimento da interiorização do turismo do Estado. Isso porque, diferente de outros feirões que a entidade participa no país, ele  é primeiro direcionado para levar os natalenses a outros destinos potiguares. “Interiorização não é só o interior em si, mas todo o litoral também. É tirar o dinheiro que está aqui (Natal) para ser distribuído nas outras regiões do Estado.  Então pelo menos 30% da venda desse feirão, a gente entende que vai ser direcionado para esse mercado”, complementa.
Até o momento, a Fecomércio não projetou quanto o Feirão deve movimentar ou injetar na economia do Estado. De acordo com o Coordenador, um estudo será feito após a primeira edição do evento com o objetivo de mensurar quanto de receita foi gerado dentro do segmento das agências de viagem e a repercussão da iniciativa nos diversos pontos turísticos visitados por natalenses e potiguares em geral. A expectativa é que a análise seja finalizada em dois meses após o feirão.
Em relação à procura pelos pacotes de viagem, também não há uma estimativa de público firmada pela Abav-RN. De acordo com Michelle Pereira, a entidade está com altas expectativas. “As agências [da Abav-RN], em sua maioria, são emissivas. A gente vende para o potiguar, mas estimamos  que o próprio potiguar ative e aumente mais a economia do Estado”, destaca. O esperado é que os pacotes tenham pelo menos 30% de desconto, mas o percentual deve variar para mais ou menos a depender do destino turístico.
Além do ‘Sol e mar’, que deverá estar entre os segmentos mais buscados, a representante aponta que o turismo religioso e as serras do Estado devem entrar no radar do público.  O I Feirão de Turismo da Abav-RN tem apoio da Empresa Potiguar de Promoção Turística do RN (Emprotur-RN), Secretaria Municipal de Turismo de Natal (Setur-RN), Prefeitura de Guamaré, Datashow, Fecomércio e Sebrae-RN. O lançamento da iniciativa aconteceu na manhã dessa segunda-feira (14), no SERHS Natal Grand Hotel & Resort, também apoiador do evento.

Mais notícias

Ver tudo de IN News