EXPORTA MAIS BRASIL

ApexBrasil estima que moda cearense movimente R$ 4 mi em exportações

Por Marcelo - Em 29/04/2024 às 4:48 PM

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – ApexBrasil participou com o programa Exporta Mais Brasil, da Ceará Está na Moda (CEM) – feira promovida pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e Sistema Fecomércio, onde levou cinco compradores internacionais. Após três dias intensos de visitas técnicas e reuniões, a expectativa é de mais de R$ 4 milhões em negócios para os próximos 12 meses.

Para a feira realizada no Centro de Eventos do Ceará (CEC), a ApexBrasil convidou representantes de cinco países: Filipinas, Espanha, África do Sul, Emirados Árabes Unidos e Rússia. O CEM foi uma excelente oportunidade para dar mais visibilidade ao setor da moda produzida no Ceará, contando com exposição de diversas marcas, palestras e desfiles.

Desfiles da moda autoral cearense encantaram os visitantes da CEM, que movimento o Centro de Eventos

“Eu não estou aqui só para falar de boas intenções. Já estamos praticando as boas intenções”, afirma Jorge Viana, presidente da ApexBrasil. Ele evidenciou a qualidade da produção cearense e reforçou que a agência está à disposição para ajudar as empresas a alcançarem novos territórios. “É uma coisa extraordinária, porque a qualidade e os produtos vocês têm, mas as oportunidades precisam ser vencidas. Então eu digo: se quiser exportar, procure a Apex e a gente te ajuda!”, finaliza.

Qualidade brasileira

Para que os compradores internacionais pudessem mergulhar no estilo e na produção do Brasil, eles conheceram, de perto, quatro marcas brasileiras: Dilady, Hope, DelRio e Diamantes. As visitas técnicas ocorreram em parceria com a FIEC. Juliano Pereira, diretor da Dilady, disse que, apesar de já exportar para alguns países, a possibilidade de prospectar com novos parceiros é muito promissora.

A gestora do canal internacional do grupo Hope, Joana Wichmann, complementou que a experiência foi extremamente rica. “A ApexBrasil e a FIEC fizeram um trabalho excelente de matchmaking, porque todos os convidados que vieram são possíveis compradores da nossa marca. É uma troca enriquecedora para nós e para eles”, enfatiza.

Representando os Emirados Árabes Unidos, Samuel Vogel foi um dos convidados para conhecer melhor a produção cearense. “Eu gostei muito das visitas às fábricas, foi uma iniciativa fantástica. Tivemos a oportunidade de conhecer as empresas, os produtos e, melhor que isso, conhecer as pessoas, os seus conceitos, as suas diretrizes e ter uma troca olho no olho”, finalizou.

Novos negócios

Entre as marcas que representaram o Brasil durante a primeira edição da CEM, 22 têm liderança feminina. Uma dessas foi a Mar Hype. Criada por Jéssica Bezerra, a marca de Fortaleza que tem foco em moda praia, surgiu do desejo da empresária de ter algo com a sua cara. Após vender para outros estados, a partir do e-commerce, quando ainda nem pensava em chegar no mercado internacional, uma amiga falou para ela participar do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). “O PEIEX me abriu um mundo de possibilidades que antes eu não tinha”, relata.

Depois da qualificação, Jéssica seguiu atenta às iniciativas da ApexBrasil e, atualmente, integra o programa Elas Exportam, parceria da Agência com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Na CEM, a empresária teve a oportunidade de participar da sua primeira rodada de negócios internacionais. “Ter contato com uma compradora da Europa foi muito importante. E posso dizer que ela amou o nosso catálogo e já vai levar alguns produtos”, comenta com empolgação.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business