Arte e Homenagem
Últimos dias da exposição “Mino por Inteiro” no Dragão do Mar
Por Paulla Pinheiro - Em 27/12/2024 às 9:50 AM

Exposição Mino Por Inteiro Foto Ana Raquel
A exposição “Mino por Inteiro”, que celebra a versatilidade artística do cearense Hermínio Macêdo Castelo Branco, o Mino, está em seus últimos dias de visitação no Museu da Cultura Cearense, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Aberta desde setembro, a mostra inédita já atraiu quase 10 mil visitantes e pode ser conferida até o dia 3 de janeiro, com entrada gratuita.
A ocupação revela a produção diversificada de Mino, um multiartista que transita entre linguagens como cartuns, desenho, artes plásticas, poesia e publicidade. Aos 80 anos, ele continua a explorar temas que vão do cômico ao filosófico, com trabalhos que desafiam o público a refletir sobre questões sociais, humanísticas e espirituais.
Dividida em duas salas, a exposição oferece uma jornada única. A primeira, com obras predominantemente em preto e branco, destaca questões sociais e movimentos políticos, incluindo uma réplica do mural Terra da Luz, pintado no Aeroporto Internacional Pinto Martins. A segunda sala, vibrante e colorida, celebra o super-herói Capitão Rapadura, a arte publicitária de Mino e sua conexão com a culinária brasileira, retratada nas telas da Cozinha Dona Benta.
Com curadoria de Flávio Paiva e expografia de André Scarlazzari e equipe, a exposição também investe na inclusão e acessibilidade, oferecendo audiodescrição, braille, letras ampliadas, vídeos com Libras e desenhos táteis. A iniciativa, realizada pela J.Macêdo em celebração aos seus 85 anos, reflete o compromisso com a valorização da cultura cearense.
Mais notícias
Símbolo italiano

![[set] Banners Dinheiro Na Mão 830x110px](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2026/01/set-banners-dinheiro-na-mao-830x110px.png)

























