IGREJA CATÓLICA

Arquidiocese de Fortaleza lança Campanha da Fraternidade 2025 com foco na Ecologia Integral

Por Marlyana Lima - Em 05/03/2025 às 12:07 PM

1 Dom Gregorio Paixao1 23782132

Lançamento da campanha contará com a presença de Dom Gregório Paixão, Arcebispo de Fortaleza 

A Arquidiocese de Fortaleza promoverá, nesta quinta-feira (6), o lançamento oficial da Campanha da Fraternidade 2025, que este ano traz o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31) . A conferência será realizada no Centro de Pastoral “Maria, Mãe da Igreja”, no Centro da capital cearense, em parceria com a Equipe das Campanhas do Regional Nordeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A iniciativa, que ocorre anualmente no período da Quaresma, busca reflexões e ações concretas em prol do meio ambiente, com base na Encíclica Laudato Si’ , do Papa Francisco. A realização da COP-30, que acontecerá em novembro deste ano em Belém (PA), também fortalece o debate sobre a interconexão entre questões ambientais, sociais, culturais e econômicas.

Programação 
A abertura do evento contará com a presença de Dom Gregório PaixãoArcebispo de Fortaleza, além de Patrícia Amorim, coordenadora regional da Equipe das Campanhas da CNBB; o professor Rafael dos Santos da Silva , especialista em Administração Pública e doutor em Sociologia pela Universidade de Coimbra; e Musamara Pereira, presidente da Associação dos Agentes Ambientais Rosa Virgínia.

A campanha propõe uma conversão ecológica para que os cristãos se reconheçam como guardiões da criação. A ideia é que cada comunidade aprofunde a reflexão, debata a situação ambiental e adote práticas concretas para transformar a realidade local, como a criação da Pastoral da Ecologia Integral, que incentivará ações sustentáveis em paróquias.

Jubileu 2025
O lançamento da Campanha da Fraternidade 2025 acontece no ano do Jubileu de 2025, cujo tema “Peregrinos da Esperança” reforça o compromisso da Igreja com a justiça social e a proteção da Casa Comum.

A campanha seguirá ao longo do ano promovendo, divulgando e iniciativas voltadas à sustentabilidade, destacando o papel da Igreja como um agente mobilizador em nível global para a conscientização e preservação ambiental.

Mais notícias

Ver tudo de Notas