Cooperação estratégica
Brasil e França realizam manobras militares conjuntas no Ceará
Por Anchieta Dantas Jr. - Em 21/03/2025 às 8:00 AM

Entre os destaques da operação estão os navios multipropósito e anfíbios, veículos blindados, helicópteros e sistemas de lançamento de foguetes Foto: Divulgação
A capital cearense se torna palco de uma das maiores operações militares conjuntas no litoral nordestino: a Operação Jeanne d’Arc, que acontece de 22 a 26 de março, envolvendo as a Marinha do Brasil e as Forças Armadas da França. Com a participação de 1.200 militares – metade brasileiros e metade franceses –, o treinamento reforça laços de cooperação entre as nações e visa aprimorar habilidades estratégicas e operacionais.
Os exercícios, que contemplam operações terrestres, navais e aéreas, têm como cenários o Porto do Mucuripe, a Praia de Pecém, o Campo de Instrução General Manoel Theophilo e a Escola de Aprendizes de Marinheiros do Ceará. Entre os destaques da operação estão os navios multipropósito e anfíbios, veículos blindados, helicópteros e sistemas de lançamento de foguetes, além de uma demonstração de capacidades no dia 25 de março.
A iniciativa também integra o treinamento de cadetes franceses e fortalece o intercâmbio de conhecimento técnico e tático entre as duas marinhas, consolidando parcerias e desenvolvendo novas práticas que ampliam a capacidade militar conjunta.
Veja também:
Navio da Marinha Francesa abre as portas ao público no Porto de Fortaleza
Mais notícias
MERCADO PREMIUM




























