Legado Imortal
Centenário de Edson Queiroz é celebrado em sessão solene do Congresso Nacional
Por Oceli Lopes - Em 09/04/2025 às 4:39 PM

Randal Pompeu, Lenise Queiroz, Elmano de Freitas, Fernanda Pessoa, Eduardo Girão, Roberta Lys, Camilo Santana, Raimundo Nonato Silva Santos, Teodoro Silva Santos. Foto: Saulo Cru/Agência Senado
O Congresso Nacional realizou nesta quarta-feira, 9, sessão solene em homenagem ao centenário de nascimento do empresário cearense, Edson Queiroz. Parlamentares, familiares, autoridades e representantes da sociedade civil se reuniram no plenário do Senado, em Brasília/DF, para celebrar a história e o legado do saudoso empreendedor visionário.
O evento foi solicitado pela deputada federal Fernanda Pessoa (União Brasil-CE) e pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE), que presidiu a sessão.
A Mesa Diretora do evento foi composta pelo reitor da Universidade de Fortaleza (Unifor), Randal Martins Pompeu; presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha; governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas; deputada federal Fernanda Pessoa (UB-CE); senador Eduardo Girão (Novo-CE); ministro de Estado da Educação, Camilo Sobreira de Santana; presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Ceará (TRE/CE), desembargador Raimundo Nonato Silva Santos; e ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Teodoro Silva Santos.

Ministro Teodoro Silva Santos, presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante; desembargador Raimundo Nonato Silva Santos e prefeito Roberto Pessoa. Foto: Fiec.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, participou e disse sobre o homenageado: “O Edson Queiroz foi o maior empresário do Ceará no século passado. Hoje, seu nome representa o maior grupo empresarial do Estado. Só tenho a parabenizar todo o legado deixado por ele”.
O deputado federal Mauro Filho (PDT) também se pronunciou: “Um homem com visão de futuro nas áreas econômica e social e que impulsionou o desenvolvimento do nosso estado. Uma homenagem justa e necessária”.
Em discurso, Lenise Queiroz Rocha, filha do industrial, destacou a responsabilidade em seguir o caminho trilhado pelo pai e pela mãe. “Sinto gratidão e orgulho das origens, de ter tido como exemplos Yolanda Vidal Queiroz e Edson Queiroz. O exemplo de coragem, disciplina, integridade e preocupação com o bem-estar do próximo era muito marcante”, citou.
O senador Eduardo Girão destacou que a data é “de celebração”. “Hoje é um dia que a gente precisa relembrar, até para trazer luz nas sombras, a celebração da história de vida de um dos maiores empreendedores da história do Brasil”.
A deputada Fernanda Pessoa enalteceu: “Edson Queiroz foi mais que um empresário, foi um estadista do desenvolvimento. Um construtor de pontes entre a iniciativa privada e o bem público, entre o progresso econômico e a dignidade social. Sua trajetória, iniciada com poucos recursos, é uma verdadeira epopeia de superação e visão”.
O ministro Camilo Santana (PT) discursou: “A história do Edson Queiroz e da sua família se confunde com a do desenvolvimento do Ceará nos últimos 100 anos. Edson foi uma pessoa visionária, um idealista, mas acima de tudo, um sonhador, que acreditava e era apaixonado pelo Ceará e pelas coisas que ele fazia”.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), disse: “O maior legado do Edson Queiroz é o do exemplo; exemplo de cidadão, de empresário, de família, de alguém que efetivamente, com a sua contribuição, ajudou demais o Estado a passar por transformações muito importantes”, afirmou citando as iniciativas em setores como indústria, agropecuária, comunicação e educação.
O ministro do STJ, Teodoro Silva Santos, declarou: “O maior legado de Edson Queiroz não está apenas nos negócios, mas no campo da Educação. A criação da Universidade de Fortaleza, a Unifor, é um marco indelével do seu compromisso com o saber, com a juventude e com o futuro. Ele entendia que investir em educação era, e ainda é, a forma mais efetiva de mudar o destino do povo”, enalteceu o magistrado da Corte superior, ex-aluno e antigo professor da Unifor.
Além de Lenise, outros familiares do empresário acompanharam a solenidade: as curadoras da Fundação Edson Queiroz, Renata Queiroz Jereissati e Paula Queiroz Frota; os membros do Conselho de Administração do Grupo Edson Queiroz (GEQ), Natália Queiroz Jereissati e Otávio Valença Queiroz; além de Cláudio Machado Rocha, Silvio Ricardo de Oliveira Frota, Adriana Queiroz e Sofia Jereissati.
A sessão solene ainda contou com a presença dos senadores Cid Gomes (PSB-CE) e Augusta Brito (PT-CE) e os deputados federais Dayany Bittencourt (União-CE), Enfermeira Ana Paula (PODE-CE), André Figueiredo (PDT-CE), Danilo Forte (União-CE), Eunício Oliveira (MDB-CE), Domingos Neto (PSD-CE), Leônidas Cristino (PDT-CE) e Mauro Filho (PDT-CE).
Também presentes na homenagem o presidente da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) e ex-prefeito de Jaguaribara, Joacy Alves dos Santos Junior; o chefe e o vice do Executivo de Maracanaú, Roberto Pessoa e Gerson Cecchini; e o vice-prefeito de Pacatuba, Ésio de Souza.
A diretora de Comunicação, Marketing e Comercial da Unifor, Ana Quezado, e a diretora Jurídica e Institucional do GEQ, Paula Nogueira Andrade Cunha, também apreciaram a celebração.
Representando a sociedade civil estavam: a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba; o analista de Políticas e Indústria da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Carlos Alberto Rebello de Sousa Filho, representando o presidente da entidade, Antonio Ricardo Alvarez Alban; e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante.
O diretor-executivo do Instituto Livre Mercado, Rodrigo Marinho; o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil — Seção Ceará (OAB/CE) e membro do Conselho Federal da OAB, Valdetário Andrade Monteiro; o ex-senador Luiz Pontes (PSDB/CE) e a esposa dele, Karisia Pontes, também acompanharam a sessão.
Com informações do Diário do Nordeste.
Mais notícias
GOVERNO DIGITAL



























