EXPORTAÇÕES

Índia abre o mercado para limão, laranja e tangerina brasileiros

Por Redação - Em 30/04/2025 às 1:01 AM

Limão Foto Freepik

A medida amplia as relações comerciais entre os dois países, que já incluem a exportação de itens como açaí, pescado e abacate FOTO: Freepik

O Brasil firmou um acordo com o governo da Índia para exportar cinco tipos de cítricos: limão tahiti, limão siciliano, laranja doce, tangerina e produtos similares. A medida amplia as relações comerciais entre os dois países, que já incluem a exportação de itens como açaí, pescado e abacate.

A Índia, 10º maior destino das exportações agropecuárias brasileiras, já recebe produtos como soja e açúcar, com um total superior a US$ 3 bilhões no último ano. A expectativa é que a inclusão dos cítricos no mercado indiano aumente a diversificação da pauta exportadora brasileira, destacando produtos com maior valor agregado.

Esse avanço é parte de uma série de aberturas de mercado iniciadas em 2023, com o Brasil alcançando 355 novas oportunidades de negócio. A negociação foi conduzida pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério da Agricultura (Mapa), reforçando a importância de parcerias internacionais para a expansão das exportações brasileiras.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business