Carta de Intenção

Cagece firma acordo com instituições chilenas para cooperação em saneamento

Por Marlyana Lima - Em 01/05/2025 às 1:23 AM

Foto Assinatura Cagece Chile

O presidente da Cagece, Neuri Freitas, assinou uma Carta de Intenção com instituições chilenas

Em missão no Chile, o presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Neuri Freitas, assinou nesta quarta-feira (30) uma Carta de Intenção com instituições chilenas com foco na cooperação técnica e troca de experiências no setor de saneamento básico. O documento foi firmado entre a Cagece, a empresa Nueva Atacama, a Faculdade de Tecnologia e o Centro de Governança e Políticas Públicas da Universidade do Atacama.

A assinatura ocorreu durante o Workshop promovido pela universidade chilena, que discutiu políticas públicas voltadas ao saneamento, recursos hídricos e tecnologias de dessalinização da água do mar — uma prática considerada essencial no Chile, país que enfrenta há mais de 15 anos uma das secas mais severas da América Latina.

Para Neuri Freitas, a parceria representa um avanço estratégico. “Para nós, a assinatura desta Carta de Intenção representa uma iniciativa exitosa que, por certo, irá contribuir bastante no desafio da universalização do saneamento básico, especialmente na garantia de segurança hídrica a partir das experiências chilenas com a dessalinização de água”, afirmou.

Durante o evento, o presidente da Cagece apresentou um panorama do saneamento básico no Brasil, destacando os impactos do novo marco regulatório e o papel das parcerias público-privadas para a ampliação do acesso a água tratada e esgotamento sanitário.

Missão internacional

A missão técnica da Cagece teve início na segunda-feira (28) e segue até a próxima sexta-feira (2). A agenda inclui reuniões com o Governo Regional do Atacama, a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e visitas a instalações com tecnologias de reúso e dessalinização.

Também integram a comitiva os diretores da Cagece José Carlos Asfor (Engenharia) e Luciano Arruda (Gestão de Parcerias). A missão visa conhecer de perto soluções aplicadas no Chile e abrir caminho para futuras cooperações que possam beneficiar o Ceará diante dos desafios climáticos e hídricos da região.

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Business