Capacitação digital
Sebrae e Shopee firmam aliança para levar pequenos negócios ao e-commerce
Por Anchieta Dantas Jr. - Em 20/05/2025 às 11:10 AM

Para o Sebrae, ter presença online é hoje fator decisivo de competitividade para o pequeno negócio e os marketplaces são grandes vitrines Foto: Reprodução
Em uma jogada estratégica que mira o fortalecimento dos pequenos negócios no ambiente digital, o Sebrae e a Shopee lançaram uma plataforma gratuita de capacitação voltada a empreendedores que desejam migrar, ou aprimorar, sua presença no comércio eletrônico.
A iniciativa, com linguagem acessível e conteúdo dividido em cinco módulos, promete democratizar o acesso ao conhecimento sobre vendas online e abrir novas oportunidades de mercado para micro e pequenos empresários brasileiros.
Voltado especialmente a quem ainda está dando os primeiros passos no universo digital, o curso não exige conhecimento prévio e aborda desde o funcionamento básico de marketplaces até estratégias mais avançadas de precificação, relacionamento com fornecedores e gestão de vendas. Ao final, os participantes ainda ganham acesso a comunidades via WhatsApp com consultores especializados, um canal direto de apoio para tirar dúvidas e refinar estratégias.
Fator de competitividade
“O crescimento das relações de consumo digitais é uma realidade irreversível desde a pandemia. Ter presença online é hoje fator decisivo de competitividade para o pequeno negócio”, resume Sílvio Moreira, articulador da Unidade de Competitividade do Sebrae-CE. Ele reforça que a parceria com a Shopee surge como porta de entrada para empreendedores que ainda estão tateando esse ambiente.
Segundo Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae Nacional, o objetivo é garantir uma inserção mais eficiente e sustentável dos pequenos negócios no e-commerce. “Os marketplaces são grandes vitrines. É fundamental que o pequeno empresário se aproprie das ferramentas digitais para ampliar mercados e tornar-se mais competitivo ao longo do tempo”, afirma.
O acesso à plataforma está disponível no site do Sebrae e pode ser feito por qualquer empreendedor interessado em explorar novas frentes de venda no ambiente digital.
Mais notícias
Conexão Criativa



























