vitória em Cannes
Lula parabeniza Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho: “Orgulho de ser brasileiro”
Por Marlyana Lima - Em 25/05/2025 às 4:00 AM

Lula comentou a vitória de Wagner Moura e Kleber Mendonça em Cannes e comemorou a conquista
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou no sábado (24) o ator Wagner Moura e o diretor Kleber Mendonça Filho pelos prêmios recebidos no Festival de Cannes por O Agente Secreto. Moura ganhou o prêmio de melhor ator, tornando-se o primeiro brasileiro a conquistar essa distinção na história do festival. Mendonça Filho foi premiado como melhor diretor, feito inédito desde Glauber Rocha.
Em mensagem publicada nas redes sociais, Lula afirmou que “hoje é dia de sentir ainda mais orgulho de ser brasileiro” e comemorou o reconhecimento internacional da produção audiovisual do país.
“E de curtir a felicidade de viver em um país que tem gigantes do porte de @kmendoncafilho e Wagner Moura. Os dois prêmios que O Agente Secreto conquistou há pouco no Festival de Cannes — melhor diretor e melhor ator — mostram que o cinema de nosso país não deve nada para ninguém. E que seguiremos encantando os públicos e os críticos ao redor do planeta com filmes que mostram nosso talento, nossa cultura e capítulos importantes de nossa própria história”, escreveu.
O filme, ambientado nos anos 1970, narra a história de um professor universitário (vivido por Wagner Moura) que retorna ao Recife para reencontrar o filho caçula, apesar do risco de perseguição no contexto da ditadura militar.
Mendonça Filho subiu ao palco para receber, além do próprio prêmio, o troféu concedido a Moura, que não compareceu à cerimônia por compromissos com as filmagens de 11817, longa dirigido por Louis Leterrier.
Além dos prêmios oficiais, O Agente Secreto também venceu o prêmio da Crítica, atribuído pela Federação Internacional de Imprensa Cinematográfica (Fipresci), e o prêmio “Art et Essai”, concedido por exibidores independentes da França.
Mais notícias
SISTEMA COFECI/CRECI



























