NOVA NORMAS

Vale divulga primeiro relatório financeiro de sustentabilidade alinhado ao padrão ISSB

Por Redação - Em 02/06/2025 às 12:00 PM

Mineradora Vale

A mineradora destacou planos para ampliar projetos de “mega hubs” com parceiros no Brasil, EUA e Oriente Médio

A Vale divulgou nesta segunda-feira (2) seu primeiro relatório financeiro com informações ligadas à sustentabilidade, alinhado às normas do International Sustainability Standards Board (ISSB). A iniciativa antecipa exigências regulatórias previstas para 2027 e marca a empresa como a primeira mineradora global e brasileira a adotar esse padrão.

O relatório detalha riscos e oportunidades ligados às mudanças climáticas, além de apresentar a estratégia climática da companhia. Desde 2020, a Vale investiu R$ 7,4 bilhões em descarbonização — sendo R$ 1,38 bilhão apenas em 2024.

A mineradora destacou planos para ampliar projetos de “mega hubs” com parceiros no Brasil, EUA e Oriente Médio, voltados à produção de minério de ferro de baixo carbono. Entre as soluções oferecidas, está o briquete de minério de ferro, que pode reduzir as emissões em até 10% nos altos-fornos e viabilizar a produção de aço com menor impacto ambiental.

A Vale também projeta expandir sua capacidade de produção de cobre e níquel, insumos-chave para a transição energética e o mercado de baterias. Os depósitos em Carajás são considerados estratégicos para essa expansão.

A empresa mantém metas climáticas como a redução de 33% nas emissões diretas e indiretas até 2030 (base 2017), neutralidade de carbono até 2050 e corte de 15% nas emissões da cadeia de valor até 2035.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business