Vistos estudantis
Após liminar em Boston, EUA voltam a emitir vistos para alunos de Harvard
Por Paulla Pinheiro - Em 10/06/2025 às 1:05 PM

Universidade de Harvard
Um impasse diplomático envolvendo Harvard e o governo norte-americano ganhou novo capítulo na última semana. Após decisão liminar da juíza Allison Burroughs, de Boston, que suspendeu temporariamente a ordem executiva do presidente Donald Trump — que impedia a entrada de estudantes estrangeiros na universidade —, o Departamento de Estado dos EUA determinou a retomada do processamento de vistos para alunos e visitantes acadêmicos da instituição.
A orientação foi enviada às missões diplomáticas e consulados americanos em todo o mundo no último dia 6, por meio de telegrama assinado pelo secretário de Estado Marco Rubio, afirmando que a nova diretriz está em consonância com a liminar emitida.
A medida surge em meio a tensões entre a administração federal e Harvard, após tentativas do governo de suspender bolsas de estudo, rever isenções fiscais da instituição e impor maior controle sobre sua governança e corpo docente — o que motivou uma série de disputas jurídicas. Harvard alega que está sendo alvo de retaliação por preservar sua autonomia acadêmica.
Apesar da suspensão pontual, permanecem em vigor as demais exigências aos estudantes internacionais, incluindo o monitoramento de redes sociais e a verificação da presença digital dos solicitantes de visto.
Mais notícias
Caminhos naturais




























