JULHO VERDE

Plenário da Alece ganha iluminação especial em alerta para prevenção do câncer

Por Aflaudisio Dantas - Em 02/07/2025 às 10:50 AM

Default

A campanha tem o objetivo de conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce Foto: divulgação/Alece

A fachada do Plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), estará, durante todo o mês de julho, iluminada em tonalidade verde. A iniciativa ocorre em apoio à campanha Julho Verde, que é dedicada à conscientização, prevenção e combate ao câncer de cabeça e pescoço.

Segundo o diretor administrativo da Alece, Manoel Jucá, a ação representa o empenho da atual Mesa Diretora, liderada pelo presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri, em apoiar campanhas institucionais que promovam o bem-estar da população. “Dando continuidade às campanhas institucionais, o Plenário 13 de Maio da Alece ficará com a iluminação externa na cor verde durante todo o mês de julho, reforçando o compromisso do Legislativo cearense com a campanha de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço”, destaca.

O Julho Verde tem como objetivo informar e alertar a população sobre os tumores que afetam regiões como boca, laringe, faringe, nariz e pescoço. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Brasil está entre os países com maior número de casos desses tipos de câncer. Para 2025, a previsão é de 39.550 novos registros. Ainda segundo o Inca, cerca de 80% dos casos são diagnosticados tardiamente, o que reduz significativamente as chances de cura.

Esses números integram um estudo do Instituto baseado em 145 mil registros hospitalares de câncer, analisados entre os anos de 2000 e 2017. Diante desse cenário, a campanha se apresenta como uma ferramenta essencial para conscientizar a população sobre os riscos da doença e a importância da detecção precoce. Quando identificados nas fases iniciais, os tumores de cabeça e pescoço podem alcançar índices de cura de até 90%, tornando a informação e o acesso à saúde aliados fundamentais na luta contra o câncer.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder