impasse
Crise entre poderes é mal vista por oito em cada dez brasileiros, diz Genial/Quaest
Por Aflaudisio Dantas - Em 16/07/2025 às 11:13 AM

59% dos entrevistados dizem que Lula deveria aceitar um acordo com o Congresso Nacional Foto: Ricardo Stuckert/PR.
A mais recente pesquisa Genial/Quaest divugada nesta quarta-feira (16) revela que uma ampla maioria dos brasileiros (79%) enxerga os conflitos entre o Poder Executivo e o Congresso Nacional como prejudiciais ao país, enquanto apenas 12% acreditam que tais embates trazem benefícios, e 9% preferem não opinar. O levantamento, realizado entre os dias 10 e 14 de julho de 2025 com 2.004 entrevistados, possui margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Mesmo entre os eleitores alinhados ao presidente Lula, os atritos são majoritariamente vistos como negativos: 71% acreditam que prejudicam o país, e só 22% consideram que ajudam. Já entre os apoiadores de Jair Bolsonaro, o índice é ainda maior: 80% acreditam que os confrontos entre os Poderes causam mais mal do que bem, e apenas 11% enxergam algum benefício.
No total, 51% dos brasileiros afirmaram estarem cientes dessas tensões, enquanto 48% desconheciam os conflitos entre Executivo e Legislativo e apenas 1% preferiu não responder. Entre os bolsonaristas, há maior familiaridade com o tema (58%), enquanto entre petistas predominam os que dizem não acompanhar (55% desconheciam).
Um episódio emblemático desse confronto recente foi a tentativa do governo de elevar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) por meio de decreto, que acabou sendo derrubado pelo Congresso e relatado ao Supremo Tribunal Federal (STF). Mais da metade da população (53%) não tinha conhecimento de que o governo levou a questão ao STF, enquanto 43% sabiam do caso.
Dentre os que estavam informados, 59% defendem que o presidente Lula deve aceitar um acordo com o Congresso, e apenas 25% querem que ele mantenha a disputa.
Mais notícias
Audiência remarcada




























