em 12 minutos

Elmano anuncia ordem de serviço para ramal do VLT que ligará Aeroporto ao Castelão

Por Aflaudisio Dantas - Em 17/07/2025 às 12:10 PM

Elmano Obras Vlt

Governador anunciou data em visita às obras do VLT Ramal Aeroporto Foto: Thiago Gaspar

O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou que na sexta-feira (25), será assinada a ordem de serviço para execução da nova Linha VLT Aeroporto–Castelão. O trecho, que conectará o Aeroporto Internacional Pinto Martins à Arena Castelão, por meio de duas estações (CEU e Castelão), representa um investimento de R$ 181 milhões.

Durante vistoria às obras do Ramal Aeroporto, atualmente com 67% de progresso, Elmano afirmou que o projeto terá ao menos duas estações.  “Vamos terminar esse trecho até o fim do ano. E na próxima sexta-feira [25 de julho] dar ordem de serviço do trecho que vai do Aeroporto até o Castelão, com duas estações pelo menos”, destaca. A expectativa é que até o final de 2025 o Ramal Aeroporto esteja completamente concluído, reforçando o vínculo entre a Linha Nordeste do Metrô (Parangaba–Mucuripe) e o aeroporto.

A extensão Aeroporto–Castelão abrangerá 5,1 km de via elevada e superfície, com duas estações e capacidade de transportar cerca de 35 mil passageiros por dia, integrando-se à rede Metrofor . Segundo dados da Secretaria da Infraestrutura, a Estação Castelão será articulada ao miniterminal de ônibus da Prefeitura de Fortaleza via passarela, favorecendo também o embarque e desembarque dos torcedores e visitantes da arena esportiva.

Nas etapas atuais, 150 operários trabalham diariamente no local (número que pode chegar a 200), finalizando estruturas das estações e implantando a via. Ao lado da área ferroviária, será realizada urbanização em 18 mil m², agregando quadra esportiva, playground, pista de skate, bancos, iluminação e paisagismo.

O projeto foi anunciado inicialmente em fevereiro, quando o governador Elmano apresentou o desenho do ramal de 5,1 km, com previsão de viagem entre aeroporto e Castelão em cerca de 12 minutos, velocidade média de 40 km/h e capacidade para 35 mil usuários diários.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder