INSIGHTS ESTRATÉGICOS

M. Dias Branco utiliza a Inteligência Artificial para apoiar seu time de vendas

Por Marcelo Cabral - Em 21/07/2025 às 5:28 PM

No time de vendas da M. Dias Branco, formado por mais de 300 profissionais, uma colaboradora se destaca: Manu, a assistente baseada em IA Generativa desenvolvida com exclusividade para a companhia pela A3Data. Com a ajuda da tecnologia, informações sobre margem de contribuição estão sendo geradas em um prazo de menos de 24 horas, permitindo que profissionais da empresa alocados em todo o Brasil tenham insights estratégicos que permitem maior eficiência comercial e mercadológica com mais rentabilidade.

Uso da IA permite maior eficiência operacional                 Foto: AdobeStock

“A assistente baseada em IA nos ajudou a automatizar e democratizar o processamento e a análise de dados financeiros vitais, possibilitando a tomada de decisões estratégicas por diversas lideranças e equipes operacionais”, explica Rafael Lima, diretor Executivo de TI da M. Dias Branco.

Com um portfólio diverso, composto por massas, biscoitos, torradas, farinhas, margarinas, snacks, granolas e temperos, a companhia está presente em mais de 300 mil pontos de venda em 3,2 mil cidades em todo o País. São 20 marcas de alcance nacional ou regional, como Piraquê, Adria, Vitarella, Fortaleza, Richester, Isabela, Finna e Jasmine. O tamanho e a complexidade da operação criam um desafio extra para a definição do melhor portfólio, com melhor preço, para cada região ou ponto de vendas.

Lideranças comerciais e mercadológicas

Com o suporte da assistente de IA Manu, a análise de rentabilidade comercial passou a ser apresentada às lideranças comerciais e mercadológicas logo após o fechamento contábil. Os gestores recebem relatórios personalizados com insights relevantes sobre o desempenho de suas regiões, canais ou marcas. Além disso, a própria Manu entrega vídeos comentados com a leitura analítica dos dados – tudo de forma autônoma, sem intervenção humana.

“Acreditamos que essa dinâmica vai contribuir para que as equipes comerciais compreendam mais rapidamente seus resultados e redirecionem suas estratégias de forma mais ágil e eficiente”, destaca Luciane Sallas, diretora Executiva de Investimentos e Planejamento Financeiro da M. Dias Branco.

Para apoiar a companhia nesse desafio, a A3Data, consultoria especializada em dados e Inteligência Artificial, desenvolveu a assistente virtual utilizando a infraestrutura de nuvem da Amazon Web Services (AWS). “Como resultado, a M. Dias Branco reduziu significativamente o tempo necessário para gerar análises sobre os cálculos, além de acelerar a produção de relatórios, permitindo que os insights estratégicos sejam acessados por aproximadamente 300 pessoas, proporcionando mais proatividade entre as equipes operacionais”, explica Rodrigo Pereira, CEO da A3Data.

A assistente de IA Manu habilita análises detalhadas e personalizadas, alcançando diferentes dimensões do negócio, como unidades de produção, regiões e produtos específicos. Isso facilita a identificação de oportunidades de melhoria e a resolução de problemas antes que eles impactem negativamente a performance de vendas e financeira da empresa.

Informações como o produto de maior desvio numa determinada regional ou mesmo as categorias que mais contribuíram positivamente e negativamente para o modelo de atendimento são alguns exemplos das informações que passaram a ser acessadas de forma mais dinâmica para a tomada de decisão mais rápida. As operações se tornaram mais fluídas, um fator que é fundamental num setor tão competitivo quanto o alimentício, o que eleva o patamar na indústria em termos de eficiência e inovação.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business