opinião pública
Desaprovação ao Congresso ultrapassa 60% e STF lidera avaliação positiva
Por Aflaudisio Dantas - Em 25/07/2025 às 12:02 AM

Levantamento mostra que Senado é desaprovado por 61% da população Foto: Carlos Moura/Agência Senado
Uma pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) revelou um alto nível de insatisfação da população brasileira com o Congresso Nacional. De acordo com o levantamento, realizado entre os dias 19 e 22 de julho de 2025, a desaprovação à atuação da Câmara dos Deputados atingiu 63%, enquanto o Senado registrou 61% de rejeição. A aprovação é significativamente menor: apenas 24% dizem apoiar o trabalho da Câmara, e 25% aprovam o desempenho do Senado. Um número expressivo de entrevistados, cerca de 13% e 14%, respectivamente, não souberam opinar ou preferiram não responder.
Esses índices mostram um cenário de desgaste da imagem do Legislativo perante a sociedade. A percepção negativa está relacionada a uma série de fatores, como lentidão na aprovação de projetos importantes, escândalos de corrupção, conflitos internos e um distanciamento crescente entre os parlamentares e as reais necessidades da população. A crise de confiança atinge tanto os deputados federais quanto os senadores, sugerindo que a crítica da sociedade não está restrita a um grupo específico, mas ao funcionamento geral do Congresso.
Além disso, o levantamento revelou que, pela primeira vez, o Supremo Tribunal Federal (STF) foi avaliado pelos brasileiros com aprovação superior à daqueles atribuídos ao Poder Executivo e ao Congresso Nacional. Segundo a pesquisa, o desempenho do STF foi visto de forma mais positiva do que o dos demais poderes, em um momento em que o Legislativo sofre forte rejeição, com índices acima de 60%.
Mais notícias
Segurança informacional




























