tarifaço
Sanções de Trump podem derrubar até 2,7% do PIB de SP, segundo governo estadual
Por Aflaudisio Dantas - Em 27/07/2025 às 12:46 AM

Segundo o governador, o impaccto no PIB poderia resultar em retração de até 2,7% Foto: Mônica Andrade/Governo do Estado de SP
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), alertou que o estado pode perder até 120 mil empregos caso seja confirmada a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, anunciada pelo presidente dos EUA, Donald Trump. A previsão foi feita durante um painel no festival de investimentos Expert XP 2025, realizado neste sábado (26).
Segundo o governador, com base em simulações econômicas, o impacto poderia reduzir o PIB paulista entre 0,3% e 2,7% e resultar em uma queda na massa salarial que varia de R$ 3 bilhões a R$ 7 bilhões, levando à perda de 44 mil a 120 mil vagas de trabalho apenas no estado de São Paulo.
Tarcísio destacou que setores especialmente vulneráveis são o de suco de laranja e café, exportações-chave de São Paulo para os EUA, incluindo pequenos produtores cooperativados que operam no Porto de Santos. Ele alertou para o risco de efeitos em cadeia que podem atingir grandes multinacionais com operações locais, como a Caterpillar e a Embraer.
O governador também criticou a postura do governo federal Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmando que o país carece de interlocução efetiva junto aos EUA. Segundo Tarcísio, o governo federal “nunca fez força” nesse diálogo, motivo pelo qual o governo estadual passou a buscar interlocução direta com autoridades de estados americanos e empresas do país.
Mais notícias
IMPACTO NO TURISMO




























