APONTA CNI
Taxas de juros altas seguem como principal desafio da construção
Por Redação - Em 28/07/2025 às 4:00 PM

Outros desafios destacados foram a carga tributária e a falta de mão de obra qualificada FOTO: Freepik
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou nesta segunda-feira (28) a Sondagem Indústria da Construção, que mostra as taxas de juros elevadas como o maior obstáculo para o setor no segundo trimestre de 2025, mencionadas por 37,7% dos empresários.
A alta dos juros encarece o crédito para empresários e consumidores, dificultando investimentos e compras, segundo a analista Isabella Bianchi.
Outros desafios destacados foram a carga tributária (30,5%) e a falta de mão de obra qualificada (24,6%). A pesquisa também aponta piora no acesso ao crédito, insatisfação com lucros e situação financeira.
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) caiu para 47,1 pontos em julho, indicando um aumento da falta de confiança no setor. No entanto, as expectativas para emprego, novos projetos e atividade nos próximos seis meses permanecem positivas.
Em junho, o nível de atividade do setor registrou 48,8 pontos, abaixo do ano anterior, e a utilização da capacidade operacional caiu para 66%, primeiro recuo em sete meses.
A sondagem foi realizada entre 1º e 10 de julho, com 305 empresas participantes.
Mais notícias
REFERÊNCIA NACIONAL




























