Trâmite jurídico
Carla Zambelli será ouvida pela Justiça italiana e pode decidir futuro nesta sexta
Por Marlyana Lima - Em 31/07/2025 às 5:48 PM

Carla Zambelli enfretará interrogatório na Itália – Foto: Divulgação/ Câmara dos Deputados
A deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) será interrogada pela Justiça italiana nesta sexta-feira (1º de agosto). No interrogatório, ela poderá optar entre retornar voluntariamente ao Brasil ou enfrentar o processo formal de extradição, que pode levar até dois anos.
De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, caso escolha aguardar a extradição, a Justiça italiana poderá aplicar medidas cautelares, como prisão domiciliar, permanência em presídio ou liberdade enquanto o processo estiver em andamento.
Zambelli está detida na Itália desde a última terça-feira (29). A prisão teria ocorrido após o deputado italiano de esquerda Angelo Bonelli, do Partido Europa Verde, localizar a deputada em Roma e fornecer seu endereço à polícia nacional italiana.
Apesar disso, a defesa da deputada nega que ela tenha sido presa. Em vídeo publicado no Instagram, o advogado Fábio Pagnozzi afirmou que sua cliente se entregou voluntariamente. “A Carla busca a não extradição e, obviamente, ser julgada com imparcialidade e justiça”, declarou o defensor.
Condenação e fuga do país
Zambelli foi condenada por envolvimento em um ataque digital ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Junto ao hacker Walter Delgatti, a deputada tentou inserir dados falsos, incluindo um mandado de prisão contra Alexandre de Moraes, então presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ambos foram condenados a indenizar em R$ 2 milhões por danos morais e coletivos, e Zambelli foi acusada de integrar uma organização criminosa digital voltada a ataques ao Judiciário. Após a condenação, ela deixou o Brasil rumo aos Estados Unidos e, em seguida, à Itália, país no qual possui cidadania italiana.
Mais notícias
GRANDES SINERGIAS




























