TARIFAÇO DOS EUA
Elmano propõe a Haddad medidas para proteger as exportações cearenses
Por Marcelo Cabral - Em 02/08/2025 às 8:25 AM

Elmano de Freitas explica as especificidades ocorridas no Ceará ao ministro Fernando Haddad, durante reunião em Brasília Fotos: Diego Zacarias/MF e Lucas Almeida/Casa Civil
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, esteve reunido com o ministro da Fazenda Fernando Haddad, em Brasília, para tratar dos impactos da nova política tarifária dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. O encontro, realizado nesta sexta-feira (1º), contou também com a participação do procurador-geral do Estado, Rafael Machado, e do secretário da Fazenda, Fabrízio Gomes. A majoração tributária norte-americana, prevista para entrar em vigor no próximo dia 7, pode atingir diversos setores da economia cearense.
Elmano apresentou uma série de propostas que visam mitigar os efeitos da medida e preservar a competitividade dos produtos locais no cenário internacional. “Mais de 70% das exportações do Ceará é aço e, graças às intervenções do Governo Federal, o aço ficou fora do tarifaço. Mas temos outras áreas afetadas, como o pescado, fruticultura e cera de carnaúba. Trouxemos para o ministro algumas sugestões que possibilitam a realização de alguns instrumentos legais para que possamos apoiar as empresas para manter competitividade e evitar perda de produtos. Ficamos com o compromisso de manter as conversas para, nos próximos dias, anunciarmos e adotarmos medidas em apoio às empresas cearenses”, afirma.
Entre as alternativas apresentadas, o governador destacou a possibilidade de o poder público adquirir parte da produção antes destinada ao mercado dos EUA. A proposta, segundo ele, foi bem acolhida por Haddad, embora exija ajustes legais para ser efetivada. “Trouxemos a possibilidade de aquisição, por meio do Estado ou dos nossos municípios, de produtos que exportamos para os Estados Unidos. O ministro recebeu com bom grado essa sugestão. Queremos ampliar esse mecanismo e para isso precisamos, talvez, ter mudanças na legislação, visando aliviar a situação dos nossos empresários”.
Elmano também assegurou que o governo estadual analisará caso a caso, a fim de construir soluções eficazes e adequadas à realidade de cada setor afetado. “Precisamos analisar cada produto, cada área, para entender qual mecanismo é mais eficiente, seja para manter a competitividade das empresas ou para que aquele empresário não venha a perder produto por ser perecível. O que foi conversado o ministro recebeu de muito boa medida. Nos próximos dias iremos fazer tratativas, fechar texto de lei. Saímos muito animados que as medidas serão acolhidas”, concluiu.
A reunião reforça a disposição do Governo do Ceará em atuar proativamente na defesa dos interesses do setor produtivo local e garantir respostas ágeis diante das mudanças no cenário internacional. E o posicionamento receptivo do ministro Fernando Haddad, demonstra que o Governo Federal pretende adotar as medidas necessárias para garantir a manutenção da atividade produtiva nacional, os postos de trabalho e a economia brasileira.

Fernando Haddad afirmou que o Governo Federal pretende trabalhar em conjunto com os estados
Mais notícias
Trilha do weekend




























