Liderança reconhecida
Mário Albuquerque é condecorado pela NTU com a Medalha do Mérito do Transporte Urbano
Por Marlyana Lima - Em 22/08/2025 às 2:48 PM

Mário Albuquerque recebeu a honraria das mãoes de Dimas Barreira – Fotos:Divulgação
O presidente em exercício da Federação dos Transportes (Fetrans), Mário Albuquerque, foi homenageado com a Medalha do Mérito do Transporte Urbano Brasileiro 2025, concedida pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). A cerimônia ocorreu em Brasília e reuniu lideranças do setor de mobilidade urbana.
Criada em 1997, a honraria reconhece anualmente personalidades que se destacam pela prestação de serviços relevantes ao transporte urbano e metropolitano de passageiros no país. Neste ano, Mário foi contemplado na categoria “Empresário”.

Cerimônia de entrega da Medalha NTU na capital federal
Ao receber a medalha, Mário destacou o simbolismo da conquista. “Agradeço à NTU pela confiança e divido esta homenagem com todos os profissionais e parceiros que caminham conosco na construção de um transporte público mais eficiente, acessível, seguro e sustentável”, comemorou.

Fernanda Barreira,Mário Albuquerque e Chiquinho Feitosa durante a cerimônia realizada em Brasília
O dirigente também ressaltou o papel das lideranças do setor na construção de um transporte inclusivo e moderno: “Hoje, mais do que nunca, a sustentabilidade e a competitividade andam de mãos dadas, com as empresas buscando formas mais eficientes de utilizar os recursos naturais e os insumos. Mais do que inovação tecnológica, o setor de transporte tem buscado priorizar a preservação do planeta e seus recursos, das espécies, a qualidade de vida dos seres humanos e seu bem-estar, o que está inteiramente ligado a uma mobilidade módica e sustentável”.
Carreira consolidada no setor
Além de ocupar interinamente a presidência da Fetrans, Mário acumula a função de presidente do Conselho Deliberativo do Sindiônibus há 8 anos e é conselheiro da NTU há mais de uma década.
Sua trajetória empresarial começou há cerca de 24 anos, quando assumiu a administração da Vega SA. Desde então, também contribuiu na gestão de companhias coligadas, como a intermunicipal Viação Princesa dos Inhamuns e a urbana Vega Manaus.

Edmundo Pinheiro, Mário Albuquerque e Dimas Barreira
Mário tem ainda ampla atuação no movimento sindical patronal. Foi diretor estatutário do Sindiônibus e, durante 9 anos, presidiu o Sinterônibus, sindicato que reúne as empresas intermunicipais do Ceará.
Mais notícias
Impacto econômico

























