CAGED DE JULHO

Ceará se consolida como segundo maior gerador de empregos do Nordeste

Por Marcelo Cabral - Em 27/08/2025 às 6:11 PM

Postos de trabalho têm surgido tanto na Capital quanto no interior            Guilherme Freire/Ascom SET

O Ceará se destacou no mês de julho como o segundo maior gerador de empregos do Nordeste, com 7.424 novos postos de trabalho formais abertos, ficando atrás apenas da Bahia, que registrou 9.436 vagas. O desempenho corresponde a 19% do saldo da região, segundo dados do Novo Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), divulgados nesta quarta-feira (27).

O resultado, o melhor para o período desde 2022, foi impulsionado pelo número de contratações com carteira assinada (60.395), que superou as demissões (52.971). Com isso, o estoque de empregos formais no Estado atingiu 1.441.640 vínculos ativos.

Desde janeiro de 2023, o Ceará acumula a criação de 140.492 empregos, consolidando-se como um dos motores econômicos da região. “Esse resultado mostra que seguimos em ritmo de crescimento, atraindo novas empresas, fortalecendo as que já estão instaladas e impulsionando a nossa economia para gerar ainda mais oportunidades para o povo cearense”, afirma o governador Elmano de Freitas.

Setores em destaque

Embora todos os segmentos tenham apresentado saldos positivos, o avanço foi liderado por serviços (2.314 vagas), indústria (1.955) e construção civil (1.842). De acordo com o titular da Secretaria do Trabalho (SET), Vladyson Viana, a expansão é reflexo de múltiplos fatores, mas acima de tudo, devido a ações e políticas públicas assertivas para ampliar a oferta de novas vagas.

“Observamos o fortalecimento do setor de telemarketing e o impacto da alta estação, que dinamiza os serviços. A indústria calçadista também ampliou sua produção para atender às demandas de fim de ano, enquanto a construção civil, especialmente no subsetor de edifícios, foi impulsionada por programas como o Minha Casa, Minha Vida e o Entrada Moradia Ceará”, destaca.

Embora Fortaleza tenha concentrado o maior número de contratações, com 2.266 novos empregos, municípios do interior também apresentaram desempenho expressivo. Entre eles Horizonte (603 vagas), Caucaia (386), Maracanaú (333), Crato (285) e Juazeiro do Norte (245). Com resultados consistentes e políticas de incentivo, o Ceará reafirma seu papel como protagonista na geração de empregos e no fortalecimento da economia da Região Nordeste.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business