COMUNICAÇÕES

Brasileiros querem mais personalização na relação com bancos, aponta pesquisa

Por Redação - Em 23/09/2025 às 12:01 AM

Cartãod E Crédito, Finanças, Atendimento Personalizado, Bancos Foto Freepik

Entre os brasileiros, 75% consideram mais seguras as mensagens de verificação via protocolos digitais, enquanto 36% ainda preferem resolver situações como fraudes pelo telefone FOTO: Freepik

O relacionamento dos brasileiros com bancos e instituições financeiras está passando por uma transformação marcada pela digitalização. De acordo com pesquisa global da Sinch, 79% dos consumidores no Brasil esperam receber comunicações financeiras personalizadas e adequadas ao seu momento de vida — quase o dobro da média mundial, de 49,3%.

O estudo mostra que a tecnologia tem papel central nesse movimento: 39% dos entrevistados preferem ser contatados por aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Messenger, e 65% estão abertos a soluções baseadas em inteligência artificial para recomendações financeiras individualizadas.

Para o diretor-geral da Sinch na América Latina, Mario Marchetti, essa mudança não é apenas uma tendência, mas uma exigência do consumidor. “Os clientes querem informações relevantes, rápidas e seguras. A digitalização e a IA são respostas a essa demanda por confiança e eficiência”.

A pesquisa ouviu 3 mil pessoas em 12 países e mais de 1.600 líderes de setores como finanças, saúde, varejo e tecnologia. Entre os brasileiros, 75% consideram mais seguras as mensagens de verificação via protocolos digitais, enquanto 36% ainda preferem resolver situações como fraudes pelo telefone.

Os dados indicam que a comunicação personalizada e o uso estratégico da tecnologia estão se consolidando como pilares para o futuro da relação entre instituições financeiras e clientes no Brasil.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business