TOMADA DE DECISÃO
Executivas criam grupo para ampliar a liderança feminina na gestão pública
Por Marcelo Cabral - Última Atualização 2 de outubro de 2025
Três integrantes de ex-gestões da Prefeitura de Fortaleza, que ocupavam cargos de liderança e tomada de decisão da alta administração, formaram o grupo Elas na Gestão Pública. Laura Jucá, Manuela Nogueira e Flávia Teixeira decidiram arregaçar as mangas e unir forças com o objetivo de ampliar a presença feminina em cargos de chefia.

Laura Jucá, Manuela Nogueira e Flávia Teixeira do Elas na Gestão Pública
“Víamos que havia uma dificuldade das mulheres ocuparem posições de alta gestão, tanto que somente 4% das empresas listadas na B3, têm mulheres na liderança. Criamos o grupo para ampliar esse percentual. Apesar de sermos 51% da população, em cargos de chefia isso chega a apenas 27%“, afirma Laura Jucá.
O grupo serve para promover networking altamente qualificado, apoiar as mulheres para que possam ascender a estes cargos mais elevados e também com foco na capacitação profissional das representantes do sexo feminino, por meio de encontros pela internet. Mas, em breve, realizará um evento presencial na capital cearense.
“Já realizamos três reuniões de forma online, com participação de lideranças femininas – tanto da área pública quanto privada. E no dia quatro de outubro, a partir das 9h30, vamos realizar a primeira reunião presencial na Biblioteca Pública do Ceará, com palestrantes de nível nacional“, destaca Laura. O tema central será: ‘O poder da liderança feminina no setor público’.
A primeira palestrante será Jéssika Moreira, diretora Executiva do Movimento Pessoas à Frente (MPaF). Também participam dos debates Adriana Bezerra do Carmo, sócia-fundadora da Flow, e Lucinthya Gomes, assessora-chefe de Comunicação da Prefeitura de Caucaia.
Mais notícias
Registro Natalino



























