APONTA FGV
Confiança da indústria sobe em setembro
Por Redação - Em 26/09/2025 às 1:30 PM

O Índice de Situação Atual, que mede a percepção dos empresários sobre o momento presente, cresceu 1,6 ponto FOTO: Freepik
O setor industrial brasileiro registrou leve melhora em setembro, após três meses de retração no sentimento dos empresários. Segundo dados divulgados nesta sexta-feira (26) pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o Índice de Confiança da Indústria (ICI) avançou 0,1 ponto, alcançando 90,5 pontos.
O Índice de Situação Atual (ISA), que mede a percepção dos empresários sobre o momento presente, cresceu 1,6 ponto, para 95,0. A alta foi atribuída a uma compensação do resultado fraco do mês anterior, embora os estoques permaneçam acima do nível considerado adequado em diversos segmentos, destacou o economista Stéfano Pacini, do FGV IBRE.
Na contramão, o Índice de Expectativas (IE) recuou 1,5 ponto, atingindo 86,1 — o menor patamar desde junho de 2020. O pessimismo é disseminado entre diferentes categorias da indústria, refletindo preocupações com a desaceleração econômica e o cenário de juros elevados.
Contexto econômico
Pacini ressaltou que os industriais projetam perda de ritmo da atividade no segundo semestre, diante da política monetária restritiva e da instabilidade internacional, especialmente relacionada a Estados Unidos e Brasil.
O quadro é reforçado pelo Banco Central, que nesta semana reduziu sua projeção de crescimento do PIB em 2025 de 2,1% para 2,0% e manteve a taxa Selic em 15%, sinalizando estabilidade prolongada como estratégia para conter a inflação.
Mais notícias
DIZ INSTITUTO DE FINANÇAS




























