NEGOCIAÇÕES

Alckmin vê com otimismo possível encontro entre Lula e Trump sobre tarifas

Por Redação - Em 29/09/2025 às 8:59 AM

Geraldo Alckmin

Alckmin destacou avanços recentes, como a decisão americana de zerar tarifas para celulose e ferro-níquel,

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) afirmou nesta segunda-feira (29) que o governo brasileiro está confiante em relação à reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para discutir tarifas sobre exportações do Brasil.

Em entrevista à rádio CBN Vale, Alckmin destacou avanços recentes, como a decisão americana de zerar tarifas para celulose e ferro-níquel, e disse acreditar que a negociação pode abrir espaço para novos acordos. “Temos bons argumentos, porque o Brasil não é problema para os EUA”, afirmou.

Apesar do otimismo, o vice-presidente informou que ainda não há definição sobre data e formato da reunião. Ele ressaltou, porém, que a relação entre os dois países, de mais de 200 anos, fortalece as condições para o diálogo.

Segundo Alckmin, o comércio bilateral é favorável ao Brasil, já que os Estados Unidos mantêm superávit na relação. “É uma parceria de ganhos mútuos. Estamos confiantes em avanços”, completou.

As negociações foram mencionadas por Trump em seu discurso na Assembleia Geral da ONU na última semana. Lula, por sua vez, classificou a possibilidade de encontro como uma “boa surpresa” e afirmou ter sentido “química” na breve interação com o republicano.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business