Tradição cearense

Troféu Sereia de Ouro homenageia Adriana Forti, Guiomar Marinho, Oto de Sá Cavalcante e Tasso Jereissati

Por Paulla Pinheiro - Em 29/09/2025 às 11:02 AM

Adriana Costa E Forti, Oto De Sá Cavalcante, Edson Queiroz Neto, Guiomar Marinho, Tasso Jereissati

Adriana Costa E Forti, Oto De Sá Cavalcante, Edson Queiroz Neto, Guiomar Marinho e Tasso Jereissati

Um público de cerca de 900 convidados marcou presença no Ideal Clube, na noite de sexta-feira (26), para a entrega do Troféu Sereia de Ouro, comenda criada em 1971 pelo Chanceler Edson Queiroz e que chega à sua 52ª edição mantendo o propósito de reconhecer nomes que marcaram a trajetória do Ceará em diferentes áreas. No palco, a médica e pesquisadora Adriana Costa e Forti, a artista Guiomar Marinho, o empresário Oto de Sá Cavalcante e o empresário e político Tasso Jereissati foram os homenageados de 2025.

O retorno da cerimônia ao Salão Nobre Edson Queiroz trouxe ainda mais simbolismo ao encontro, realizado no ano do centenário de nascimento do fundador do Grupo Edson Queiroz. Ao longo de mais de cinco décadas, a comenda já distinguiu 209 personalidades ligadas às ciências, às artes, à educação, ao empreendedorismo e à vida pública, consolidando-se como uma das mais tradicionais homenagens do Estado.

Entre discursos, memórias e celebrações, a noite reafirmou o espírito do troféu: destacar trajetórias que traduzem talento, dedicação e impacto para além de suas áreas de atuação. A médica Adriana Forti foi lembrada pelo trabalho em saúde pública e inovação; Guiomar Marinho, pela contribuição às artes visuais e à educação; Oto de Sá Cavalcante, pela atuação na formação técnica e empreendedora; e Tasso Jereissati, por sua carreira política e empresarial que ajudou a modernizar o Ceará.

Confira alguns registros.

Fotos: André Lima

Mais notícias

Ver tudo de Notas