PESQUISA DA FGV
Confiança do setor de serviços sobe em setembro após três quedas seguidas
Por Redação - Em 29/09/2025 às 1:39 PM

O cenário é influenciado pela política monetária restritiva. No início do mês, o Comitê de Política Monetária manteve a taxa Selic em 15% FOTO: Freepik
O setor de serviços no Brasil registrou avanço em setembro e interrompeu três meses consecutivos de retração na confiança, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (29) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
O Índice de Confiança de Serviços (ICS) subiu 1,9 ponto, alcançando 89,0 pontos. A melhora foi resultado do avanço tanto na percepção sobre o momento atual quanto nas expectativas para os próximos meses. O Índice de Situação Atual teve alta de 2,7 pontos, chegando a 93,9 — maior patamar desde maio. Já o Índice de Expectativas avançou 1,1 ponto, para 84,2.
De acordo com o economista do FGV Ibre, Stéfano Pacini, a recuperação está associada a setores como serviços prestados às famílias e telecomunicações. Ele destacou, no entanto, que o movimento reflete mais uma compensação das quedas recentes do que uma mudança de tendência.
“Embora a percepção sobre o presente tenha melhorado, o empresariado ainda mantém cautela em relação ao fim do ano, com projeções que apontam para desaceleração da atividade”, afirmou.
O cenário é influenciado pela política monetária restritiva. No início do mês, o Comitê de Política Monetária (Copom) manteve a taxa Selic em 15% ao ano e sinalizou que deve permanecer nesse nível por um período prolongado, para assegurar o cumprimento da meta de inflação.
Mais notícias
Veto derrubado



























