SETOR AQUECIDO
Gol vai contratar um piloto por dia até o fim de 2025 e prepara expansão recorde
Por Redação - Em 06/10/2025 às 12:01 AM

Com o mercado aquecido e novas contratações, a Gol entra em uma fase de expansão sem precedentes
O setor aéreo brasileiro vive forte recuperação. Em agosto, 8,7 milhões de passageiros viajaram em rotas domésticas — o maior número já registrado, segundo a Anac. No exterior, o volume de voos cresceu 13% frente a 2024.
Aproveitando o bom momento, a Gol Linhas Aéreas pretende contratar um piloto por dia até o fim de 2025. A estratégia prevê a entrada de 30 copilotos por mês. O objetivo é atender à maior expansão de malha da história da companhia, que prevê 65 mil voos e 12 milhões de assentos entre dezembro e fevereiro.
Após encerrar o processo de recuperação judicial nos Estados Unidos (Chapter 11) em junho, a empresa afirma ter saído mais sólida e competitiva. A Gol conta hoje com 13,9 mil colaboradores e 139 aeronaves e aposta no crescimento das rotas nacionais e internacionais para sustentar a retomada.
No primeiro semestre de 2025, a operação internacional da companhia aumentou 62%, com novas rotas para Cancún, Aruba e Caracas, além de ligações inéditas como Belém–Miami e Rio de Janeiro–Mendoza. A meta é que 25% das operações sejam internacionais até 2030.
Apesar do avanço, o setor enfrenta desafios como o alto custo do combustível de aviação e a instabilidade econômica. A Gol espera recuperar a capacidade pré-pandemia até 2026, quando todas as aeronaves devem estar em operação.
Para sustentar a expansão, a empresa vai contratar 120 novos copilotos entre setembro e dezembro de 2025 e manter o ritmo de promoções internas — 116 profissionais foram promovidos a comandantes neste ano.
Segundo o diretor de Pessoas, Jean Carlo Nogueira, a Gol investe em capacitação e bem-estar com iniciativas como a Academia de Águias, que oferece mais de 800 cursos técnicos e de liderança, e o programa Escala Mãe, que flexibiliza a jornada de tripulantes durante a maternidade.
Com o mercado aquecido e novas contratações, a Gol entra em uma fase de expansão sem precedentes, reforçando sua presença no Brasil e no exterior.
Mais notícias
Conexão Criativa



























