Trajetória reconhecida
Eduardo Pragmácio Filho será agraciado com a Medalha da Ordem Alencarina do Mérito Judiciário do Trabalho
Por Marlyana Lima - Em 07/10/2025 às 8:31 PM

Eduardo Pragmácio Filho é advogado e professor – Foto: Divulgação
O advogado e professor Eduardo Pragmácio Filho receberá, na sexta-feira (10), a Medalha da Ordem Alencarina do Mérito Judiciário do Trabalho, em solenidade marcada para as 17h, na sede do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT-CE).
A indicação partiu do desembargador Paulo Régis Botelho e foi aprovada pelo Pleno do TRT-CE. A comenda reconhece a atuação de mais de duas décadas dedicadas ao Direito do Trabalho, com ênfase na defesa das instituições jurídicas e no fortalecimento da advocacia trabalhista.
“Receber esta medalha é motivo de profunda honra e responsabilidade. Mais do que um reconhecimento individual, essa comenda simboliza a valorização do Direito do Trabalho como instrumento de justiça social e de promoção da dignidade humana. É também um estímulo para que sigamos firmes no compromisso com a valorização da advocacia trabalhista e o fortalecimento das instituições democráticas”, afirma Eduardo Pragmácio.
Trajetória profissional
Graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Eduardo Pragmácio Filho é mestre e doutor em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e especialista em Direito Empresarial pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).
É membro titular da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, ocupando a Cadeira nº 85, e professor titular do Centro Universitário Farias Brito (FB Uni), onde leciona há mais de duas décadas.
No campo institucional, foi conselheiro estadual da OAB/CE (2016–2021), integrou a Escola Superior de Advocacia (ESA) do Ceará (2020–2023) e, atualmente, faz parte do Conselho da ESA Nacional (2023–2025). Também atua como consultor jurídico da Fecomércio/CE e é sócio do escritório Furtado Pragmácio Advogados.
Honraria
Instituída em 1993, a Medalha da Ordem Alencarina do Mérito Judiciário do Trabalho é concedida bienalmente pelo TRT da 7ª Região a 42 personalidades que se destacam por contribuições ao campo jurídico ou por serviços relevantes à sociedade.
A distinção integra o calendário oficial do tribunal e tem como propósito reconhecer o trabalho de profissionais que contribuem para o aprimoramento da Justiça do Trabalho e para o fortalecimento de suas instituições.
Mais notícias
Encontro de Experts




























