Visão infantil
Festival da Visão promove atendimentos gratuitos para prevenir a ambliopia em crianças de Fortaleza
Por Paulla Pinheiro - Em 13/10/2025 às 5:25 PM

Atendimento do Caviver
Na terça-feira (14), o Caviver – Centro de Aperfeiçoamento Visual Ver a Esperança Renascer realiza a 3ª edição do Festival da Visão, mutirão gratuito de atendimentos oftalmológicos voltado à prevenção e diagnóstico precoce da ambliopia, conhecida como olho preguiçoso. A ação beneficiará 100 crianças em situação de vulnerabilidade social, atendidas por instituições parceiras, com consultas, recreação e atividades educativas. Os atendimentos acontecem das 7h30 às 12h, na sede do Caviver, no Meireles.
O evento integra a Campanha Iberoamericana de Prevenção da Ambliopia 2025, que reúne 20 países em torno da conscientização sobre a principal causa de perda de visão unilateral na infância. A ambliopia ocorre quando o sistema visual não se desenvolve adequadamente, levando à diminuição da visão em um dos olhos — condição que, se não diagnosticada a tempo, pode causar sequelas permanentes.
Em Fortaleza, o mutirão é voltado a crianças de três a oito anos, faixa etária essencial para o tratamento da doença. Participam desta edição os pequenos atendidos pela Edisca, Casa de Vovó Dedé, Instituto Povo do Mar (IPOM) e Vidança, previamente triados por educadores capacitados pelo Caviver.
“O Festival da Visão foi criado para oferecer às crianças a oportunidade de realizar o teste de acuidade visual e identificar precocemente casos de ambliopia. Quando o diagnóstico é feito até os sete ou oito anos, as chances de recuperação são muito maiores”, explica a oftalmologista Islane Verçosa, fundadora e presidente do Caviver.
A ação é uma realização do Conselho Brasileiro de Estrabismo (CBE) e do Conselho Latinoamericano de Estrabismo (Clade), com apoio do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Conselho Brasileiro de Ortóptica (CBOrt) e Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (Sboop).
Aberto a parcerias com novas escolas e projetos sociais, o Caviver mantém um trabalho contínuo de prevenção à cegueira infantil e promoção da saúde ocular. Instituições interessadas podem entrar em contato pelo telefone (85) 3099-2187 ou pelo e-mail falecomcaviver@gmail.com.
Mais notícias
AFETO, CUIDADO E COLETIVIDADE




























