PESQUISA DO IBGE
Comércio varejista cearense figura na quarta posição em crescimento no Brasil
Por Marcelo Cabral - Em 16/10/2025 às 1:44 PM
O comércio varejista do Ceará apresentou um desempenho positivo em agosto, com expansão de 1,5% no volume de vendas, resultado que supera com folga a média nacional de 0,2%. Os dados integram a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e posicionam o Estado na quarta colocação entre todas as unidades federativas do Brasil.

Setor farmacêutico registrou o melhor desempenho em agosto no Ceará, com alta de 9,7% frente a julho
O resultado coloca o Ceará em destaque no cenário econômico nacional. O Rio Grande do Norte, estado vizinho que lidera o ranking, registrou alta de 2,6%, também na comparação com julho. Já o Rio Grande do Sul, tradicional polo econômico do País, aparece na quinta posição, com crescimento de 1% no período.
Segmentos em destaque
Entre os setores que compõem o varejo cearense, o segmento de medicamentos foi o grande protagonista, com uma expansão de 9,7% em agosto. Já o segmento de combustíveis também apresentou forte desempenho, registrando um crescimento de 9,5%.
A pesquisa do IBGE revelou ainda que no varejo ampliado – incluindo, além dos itens tradicionais, os segmentos de vendas de veículos e de peças automotivas -, o avanço cearense foi mais moderado, mas ainda assim positivo: alta de 0,4% em relação a julho. Nesse setor ficou abaixo da média nacional, que registrou expansão de 0,9%.
Com o desempenho registrado no mês de agosto, o Ceará reafirma seu protagonismo regional e sua capacidade de reagir de forma mais acelerada que a média nacional, evidenciando um ambiente de consumo dinâmico e setores estratégicos em franca expansão.
Mais notícias
Conexão Criativa



























