transformação tecnológica

CEO da Zoox defende ética, propósito e relações humanas como novos pilares da era da inteligência artificial

Por Pompeu Vasconcelos - Em 16/10/2025 às 5:51 PM

Rafael De Albuquerque (15)

Rafael de Albuquerque, CEO da Zoox, apresentou uma reflexão sobre o futuro da tecnologia, durante talk em Fortaleza – Foto: Douglas Filho/Portal IN

Em um auditório repleto de executivos e líderes empresariais, Rafael de Albuquerque, fundador e CEO da  Zoox Smart Data, apresentou uma reflexão contundente sobre o futuro da tecnologia e dos negócios. Durante o talk, realizado no Hotel Gran Marquise, em Fortaleza, ele explicou como a inteligência artificial está democratizando o acesso à inovação — e como isso muda completamente o jogo competitivo. O evento contou com o apoio do Grupo IN de Comunicação.

“O diferencial competitivo tecnológico será reduzido drasticamente entre as empresas. O que vai fazer diferença são as relações humanas, a força da marca e a autenticidade”, afirmou o executivo.

Pompeu Vasconcelos, Rafael De Albuquerque E André Nigro (3)

Pompeu Vasconcelos, Rafael de Albuquerque e André Nigro durante o evento promovido pela Zoox

Com sede no Rio de Janeiro, filial em São Paulo e Centro de Operações em João Pessoa (PB), a Zoox Smart Data se consolidou como a mais completa plataforma de dados e inteligência artificial da América Latina.

Presente em 27 países e com 1.700 clientes ativos, entre eles Santander, Accor, Vivo, Pepsi, McDonald’s e Burger King, a companhia oferece soluções que conectam quase 2 milhões de pessoas por dia, cruzando informações de mais de 400 bases públicas e privadas com rigor ético e segurança certificada pelas normas ISO 27001 e ISO 277001.

Rafael destacou que o avanço da IA já é visível no cotidiano. “Carros autônomos batem oito vezes menos que motoristas humanos, e nos próximos cinco anos, trabalhos repetitivos e de baixo raciocínio serão substituídos por agentes de IA”. E completou: “Você não será substituído pela inteligência artificial, mas por alguém que sabe usá-la”.

Diferenciais na era da IA

Durante a apresentação, o CEO lembrou que a Zoox figura entre as poucas empresas latino-americanas com destaque no painel da Nasdaq, em Nova York — símbolo da ascensão tecnológica brasileira no cenário global. Inspirado pelo investidor Peter Thiel, cofundador do PayPal e autor do livro De Zero a Um, Rafael reforçou que o verdadeiro diferencial das empresas do futuro será humano. “Ser genuíno, transparente e humano será mais valioso do que nunca”, reiterou.

A Zoox se prepara agora para realizar, em 18 de novembro, o maior evento de Dados e Inteligência Artificial do Brasil, em São Paulo, reunindo CEOs, CIOs e gestores públicos em debates sobre cultura digital, governança e o impacto humano da transformação tecnológica.

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Business