Sustentabilidade urbana

Capital cearense integra debates sobre federalismo climático e políticas ambientais em encontros pelo país

Por Julia Fernandes Fraga - Em 22/10/2025 às 1:46 PM

Fortaleza1

Fortaleza já esteve nesta semana no Fórum CB27 e em painel do ICLEI. Fotos: Reprodução/Instagram

A Prefeitura de Fortaleza está participando de uma série de encontros voltados à discussão de soluções sustentáveis para as cidades e ao fortalecimento das políticas públicas ambientais. As atividades tiveram início na segunda-feira (20), com a reunião do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27) e o 4º Encontro Nordeste ICLEI Brasil, no painel “Federalismo Climático: Adaptação na Perspectiva Multinível”, realizado na terça-feira (21), ambos em Teresina (PI).

Já nesta quarta-feira (22), acontece o 1º Encontro Regional Centro-Oeste ICLEI Brasil, em Campo Grande (MS).

Fortaleza2

O secretário de Meio Ambiente de Fortaleza representa a gestão municipal

A programação dos encontros inclui discussões sobre transição energética, financiamento climático, combate à desertificação, justiça climática e promoção de oportunidades locais.

João Vicente Leitão, secretário municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), representa o município nos eventos abordando a importância da atuação coordenada entre municípios, Estados e União na criação de mecanismos e políticas públicas voltadas ao enfrentamento das mudanças climáticas.

Políticas municipais

Em setembro, a gestão do prefeito Evandro Leitão (PT) realizou o evento Diálogos Rumo à COP30, em Fortaleza, que reuniu especialistas nacionais e internacionais. Na ocasião, o prefeito anunciou a criação de cinco novos parques urbanos, o lançamento da primeira Política Municipal de Mudança do Clima e a implementação do Observatório dos Riscos Climáticos.

Ainda no mesmo mês, dez estações meteorológicas do tipo all in one foram instaladas em pontos estratégicos da cidade, com o objetivo de monitorar a temperatura urbana, identificar ilhas de calor e registrar a pluviometria.

Além disso, a Seuma promove ações contínuas como doação e plantio de mudas e árvores, desenvolvimento de projetos urbanísticos com soluções sustentáveis, análises de licenças ambientais, além da criação de parques urbanos e realização de fóruns climáticos.

Conheça as instituições

> CB27

Criado em 2012, o Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27) busca soluções conjuntas para desafios ambientais, promove o diálogo entre as cidades e incentiva o intercâmbio de experiências em sustentabilidade urbana. 

Fortaleza3

Reunião da CB27 2025 ocorreu em Teresina (PI)

A iniciativa realiza seminários e visitas técnicas para promover a cooperação entre as capitais, permitindo a troca de metodologias e ferramentas aplicadas em diferentes contextos urbanos e setores da sociedade.

> ICLEI

O ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade é uma rede que reúne mais de 2.500 governos locais e regionais em mais de 130 países, com foco no desenvolvimento urbano sustentável. Na América do Sul, conecta mais de 120 governos associados em oito países.

Para fortalecer a atuação regional, o ICLEI mantém escritórios na Colômbia (sediado pelo AMVA), na Argentina (Rosário) e, desde 2020, no Brasil, com sede em São Paulo. A sede brasileira apoia diretamente mais de 80 associados, incluindo quase todas as capitais do país. 

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder