INICIATIVAS DE SUCESSO

Grupo JCPM leva comércio sustentável, inclusão social e economia circular à COP

Por Marcelo Cabral - Em 07/11/2025 às 12:15 PM

As experiências do Grupo JCPM integram o painel sobre Comércio Sustentável               Foto: Divulgação

Às vésperas da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que terá início na próxima segunda-feira (10), em Belém, o Grupo JCPM levará ao centro das discussões internacionais suas iniciativas de comércio sustentável, que articulam eficiência ambiental, desenvolvimento social e fortalecimento das economias locais. No Ceará, os shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy mantêm associações de recicladores que reúnem 23 famílias, apoiadas pela renda gerada a partir da destinação adequada dos resíduos produzidos pelas operações dos empreendimentos.

Somadas, as duas unidades já encaminharam mais de 654 mil quilos de resíduos para reciclagem até outubro deste ano. Os centros de compras também compostaram cerca de 70 mil quilos de resíduos orgânicos provenientes da praça de alimentação, reforçando o compromisso do grupo com a economia circular e a geração de impacto socioambiental positivo.

As experiências do Grupo JCPM compõem o Painel de Comércio Sustentável, marcado para o dia 19 de novembro, dentro da programação oficial da COP30, na capital do Pará. O debate contará com Thayara Paschoal, gerente de Sustentabilidade do Grupo JCPM, e Glauco Humai, presidente da Abrasce e da CLICC,  abordando temas centrais da agenda climática contemporânea: descarbonização das operações, resiliência das cadeias de suprimentos, financiamento para inovação verde e estratégias de engajamento dos consumidores em práticas mais responsáveis.

Durante o evento, o grupo também destacará iniciativas alinhadas aos compromissos globais de redução de impactos ambientais, entre elas o uso de 100% de energia de fontes renováveis certificadas (I-REC) e o encaminhamento de 70% dos resíduos recicláveis para cooperativas locais.

Recife em evidência na COP30

Além da participação no painel sobre comércio sustentável, o Grupo JCPM apresentará na conferência um de seus projetos ambientais mais emblemáticos: o Projeto de Revitalização de Áreas Verdes (PRAV), implantado no entorno do Shopping RioMar Recife. A iniciativa transformou uma área antes degradada em um corredor ecológico na Bacia do Pina, na Zona Sul da capital pernambucana, e será apresentada na Zona Azul, espaço oficial de debates da ONU.

Iniciado em 2012, o PRAV recuperou uma área afetada por um antigo aterro industrial, requalificando 2,53 hectares com o plantio de 686 mudas – todas de espécies nativas da Mata Atlântica, como ipês, pau-brasil, ingá e aroeira. Atualmente, o local conta com 75% de cobertura vegetal arbórea e arbustiva, árvores que alcançam até 15 metros e uma taxa média de sequestro de carbono de 1,32 tonelada por hectare/ano, integrando-se ao Parque dos Manguezais da Zona Sul, um dos maiores manguezais urbanos do Brasil.

Com o tema ‘Regeneração: O Compromisso do Nosso Tempo’, a apresentação está marcada para o dia 18 de novembro, a partir das 10 horas, em painel promovido pela organização britânica Responding to Climate Change (RTCC), reconhecida pela ONU pelo estímulo a boas práticas globais em sustentabilidade. As iniciativas destacadas na COP30 integram o Relatório ASG 2024 do Grupo JCPM, disponível em: sustentabilidade2024.jcpm.com.br.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business