AMBIÊNCIA DE NEGÓCIOS

Ceará registra expansão de 22% na criação de empresas e fortalece economia

Por Marcelo Cabral - Em 07/11/2025 às 2:18 PM

O dinamismo do ambiente de negócios cearense segue em ritmo acelerado. Segundo informações divulgadas pela Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) confirmam que outubro de 2025 registrou 11.843 novas empresas, um avanço de 22% em relação ao mesmo mês de 2024, quando foram contabilizadas 9.697 constituições. O desempenho reforça a vitalidade econômica do Estado e a confiança crescente de empreendedores locais e nacionais.

Novas empresas movimentam a economia e o setor produtivo cearenses                       Foto: Gecom FIEC

O setor de serviços permanece como protagonista, somando 8.117 novos empreendimentos no período – uma expansão de 26,8% em comparação com igual mês do ano passado, quando foram abertas 6.397 empresas. O comércio também manteve trajetória positiva, com 2.903 negócios inaugurados, uma alta de 11,6% frente às 2.600 constituições registradas no ano anterior.

A indústria, embora com números absolutos mais modestos, apresentou o segundo avanço proporcional mais expressivo entre os segmentos. Afinal, registrou 823 novas empresas, ante 700 em outubro de 2024, o que representa um crescimento de 17,6%. O resultado evidencia um movimento consistente de fortalecimento da atividade produtiva no Ceará.

Para o presidente da Jucec, Eduardo Jereissati, os números refletem os esforços contínuos em modernizar processos, estimular o empreendedorismo e garantir mais fluidez ao ambiente empresarial. “Os dados reforçam o papel da Jucec como facilitadora de negócios no Ceará. O crescimento na abertura de empresas demonstra a confiança do empreendedor e o resultado do trabalho contínuo de simplificação e digitalização dos nossos serviços, em parceria com outros órgãos do Governo do Estado”, afirma.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business